Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Prémio Literário José Luís Peixoto entregue em dezembro a dois jovens

Os jovens Sónia Pedro e André Volpato foram os vencedores da edição deste ano do Prémio Literário José Luís Peixoto, instituído pela Câmara de Ponte de Sor e que é entregue em dezembro, anunciou hoje o município.

Prémio Literário José Luís Peixoto entregue em dezembro a dois jovens
Notícias ao Minuto

12:30 - 24/10/17 por Lusa

Cultura Ponte de Sor

Criado em 2007, o Prémio Literário José Luís Peixoto tem como diretiva, em anos ímpares, premiar trabalhos inéditos na modalidade de conto e, em anos pares, trabalhos de poesia.

De acordo com uma nota publicada na página oficial da Internet do município de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, o prémio destinado a jovens naturais ou residentes no concelho recaiu este ano no trabalho "Fragmento de mim", da autoria Sónia Pedro (com o pseudónimo Inês Monteiro).

Na categoria de não naturais ou não residentes no concelho alentejano, venceu o texto "O corpo persiste", de André Volpato (com o pseudónimo Edna R. Cun).

Além do prémio monetário, no valor de mil euros, que cada um dos vencedores vai receber, o município vai editar um livro, em 2019, com os trabalhos premiados.

A entrega dos prémios aos vencedores vai decorrer dia 16 de dezembro, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, contando a cerimónia com a presença de José Luís Peixoto, que apresentará a seu novo livro "Caminho imperfeito".

Na mesma sessão, a organização vai entregar também uma menção honrosa ao texto "Contos familiares (Piso Marrom, Parede açucarada/Acto III, cena V)", da autoria de Paola Marcellos (com o pseudónimo Blôu dos Santos).

Segundo a autarquia, o Prémio Literário José Luís Peixoto é de âmbito internacional, está aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa e a naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa.

Além de homenagear o escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, no concelho de Ponte de Sor, a iniciativa pretende ainda incentivar a criatividade literária entre os jovens, assim como o gosto pela leitura.

Neste concurso podem participar jovens que completem 25 anos até ao final do respetivo ano em que a iniciativa é lançada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório