Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jim Sheridan estará em Cascais em encontro sobre guionismo

O realizador, produtor e encenador irlandês Jim Sheridan, ligado a filmes como "Em nome do pai" e "O meu pé esquerdo", participará num encontro em Cascais sobre guionismo, que começa no dia 12, foi hoje anunciado.

Jim Sheridan estará em Cascais em encontro sobre guionismo
Notícias ao Minuto

13:35 - 04/10/17 por Lusa

Cultura Realizador

A Quatro Mãos -- Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português decorrerá entre os dias 12 e 15, em vários espaços de Cascais, e propõe uma série de debates, oficinas e sessões de cinema em torno da escrita para os pequenos e grandes ecrãs.

O mais recente nome a juntar-se ao programa é Jim Sheridan, autor irlandês que se destacou nos anos 1990 quando rodou "O meu pé esquerdo" (1989) e "Em nome do pai" (1993), ambos protagonizados por Daniel Day-Lewis e nomeados para os Óscares. O primeiro valeu a Day-Lewis e a Branda Fricker o prémio de melhor interpretação.

Mais recentemente Sheridan fez "Entre irmãos" (2009) e "A casa dos sonhos" (2011).

A primeira edição do A Quatro Mãos -- Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português juntará argumentistas, realizadores e autores para debater guionismo, como adaptar um romance para televisão, transformar uma ideia numa curta-metragem ou escrever comédia.

O encontro é uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema e do guionista Rui Vilhena e contará com vários convidados, entre os quais os realizadores Leonor Teles, Simão Cayatte, Sérgio Graciano e André Marques, o argumentista Pedro Marta Santos e o advogado João Laborinho Lúcio.

Entre os convidados do Brasil estarão também o publicitário Edson Athayde, o argumentista João Emanuel Carneiro, autor da telenovela "Avenida Brasil", o autor Jô Bilac e o produtor Paulo Morelli.

A eles junta-se ainda o autor norte-americano James Bonnet, consultor de guionismo, que fará uma 'masterclass' sobre processo criativo na criação de guiões para ficção e não-ficção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório