Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Centro Português de Fotografia inaugura exposição sobre prisões nacionais

O Centro Português de Fotografia (CPF), inaugura no dia 08 de setembro a exposição 'The portuguese prison photo project', uma mostra que reúne mais de 100 imagens que retratam "uma visão cruzada das prisões em Portugal".

Centro Português de Fotografia inaugura exposição sobre prisões nacionais
Notícias ao Minuto

15:30 - 22/08/17 por Lusa

Cultura Porto

'Quem é que já viu uma prisão do lado de dentro?' foi o desafio lançado a dois fotógrafos - o português Luís Barbosa e o suíço Peter M. Schulthess - que nesta mostra procuram transmitir "uma visão das prisões contemporâneas e históricas de Portugal", refere em comunicado o CPF, que está em si sediado na antiga Cadeia da Relação do Porto.

Às imagens captadas pelos dois fotógrafos, no ano passado e este ano, acrescem outras fotos históricas pertencentes aos arquivos nacionais, tendo a mostra 150 fotografias.

As abordagens dos dois fotógrafos "traduzem-se em duas perspetivas completamente diferentes", com Luís Barbosa a procurar "apresentar o ponto de vista dos detidos, privilegiando o ambiente em fotografias a preto e branco", e Peter Schulthess a documentar "as prisões de um ponto de vista mais institucional, usando para isso uma câmara de alta resolução e cor para revelar os mínimos pormenores".

"As fotografias históricas são uma representação das prisões do passado e das respetivas condições de vida", acrescenta o CPF.

A mostra surge depois de Daniel Fink, professor de História das Prisões na Universidade de Lausanne (Suiça), visitar o CPF, o que o levou a desenvolver a ideia de ali realizar uma exposição fotográfica sobre o tema.

Com os dois fotógrafos, a direção do CPF e investigadores das universidades do Porto e Lausanne, nasceu este projeto de cooperação, que inclui a realização de uma conferência internacional, nos dias 12 e 13 de outubro, em que serão abordadas, entre outras temáticas, "quais são as possibilidades e os limites da análise dos sistemas penitenciários nacionais" e "como evoluiu o tratamento das prisões como tema de fotografia".

Este trabalho conta ainda com a colaboração da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que autorizou Luís Barbosa e Peter Schulthess a entrar em seis prisões no norte do país e numa em Lisboa.

"A exposição dos dois fotógrafos oferece uma visão cruzada das prisões em Portugal, desde as maiores às mais pequenas, de prisões que remontam a 1880 às inauguradas em 2014, de prisões masculinas até às prisões destinadas aos jovens", explica o CPF.

Luís Barbosa, nascido em 1975 no Porto, é fotógrafo e formador no Instituto Português de Fotografia e especializou-se em documentação fotográfica de cariz social e cultural.

Já Peter Schulthess, especializado em fotografia de arquitetura, designadamente prisões, nasceu em 1966 em Basileia, na Suiça, sendo membro da SBF (Swiss professional Photographers) e da Photo Designers SBF.

As fotografias antigas apresentadas na mostra, que estará patente ao público até ao dia 03 de dezembro, foram realizadas entre 1876 e 1974 e escolhidas num universo de muitas centenas pertencentes aos acervos de diversos arquivos públicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório