Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Ler em todo o lado' no mês de abril com várias iniciativas em Lisboa

Abril vai ser mês de "ler em todo o lado" em Lisboa, com lançamentos de livros, clubes de leitura e feiras de rua a decorrer nas livrarias, alfarrabistas e bibliotecas, numa iniciativa conjunta da autarquia e dos livreiros.

'Ler em todo o lado' no mês de abril com várias iniciativas em Lisboa
Notícias ao Minuto

18:25 - 31/03/17 por Lusa

Cultura Literatura

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) voltam a promover a iniciativa 'Ler em Todo Lado', que vai percorrer "espaços e ambientes, desafiando todos os portugueses a sair à rua e participar no movimento", anunciou a APEL.

O objetivo é promover a literatura e os hábitos de leitura dos portugueses, através de atividades literárias dedicadas a todos os gostos e faixas etárias.

Assim, entre os dias 1 e 30 do próximo mês estão previstas acontecer iniciativas diversas, como lançamentos e apresentações de livros, clubes de leitura, sessões de autógrafos, leituras públicas, oficinas, exposições, intervenções artísticas, encenações, declamações, feiras de rua e horas de contos.

De acordo com o secretário-geral da APEL, Bruno Pacheco, "a iniciativa 'Ler em Todo o Lado' já é um fenómeno".

"A comprová-lo está o número cada vez maior de atividades e participantes. Em 2015 realizaram-se, ao longo do mês de abril, 110 atividades. Nesta edição, estimamos superar este número, com iniciativas a terem lugar em 48 livrarias e alfarrabistas e sete Bibliotecas de Lisboa", acrescentou.

No programa da edição de 2017 de 'Ler em Todo Lado' destacam-se atividades dedicadas aos "pequenos leitores", com idades entre os cinco e os nove anos, como a 'VII Noite de Encantar', que será dedicada à 'Alice no País das Maravilhas' e a outros contos tradicionais que marcaram a infância de várias gerações.

Esta iniciativa para os mais pequenos decorrerá no sábado na Biblioteca de Marvila, no dia 7 na Biblioteca Camões e a 21 na Biblioteca dos Coruchéus.

Teatro e concertos para bebés e sessões de leitura infantis serão, também, uma constante na agenda.

A pensar nas Férias da Páscoa e nas crianças, haverá várias oficinas com a duração de um dia, como é o caso da oficina "Construção de livros", no dia 10 de abril, na Livraria Baobá, e de "escrita criativa", a 17 de abril, na Livraria Espaço. Nesta mesma livraria decorrerá, no dia 20 de abril, um 'clube de tricot'.

De 22 a 30 de abril, a semana é dedicada aos livreiros - e à comemoração do Dia Mundial do Livro, que se celebra a 23 de abril - com as já habituais Feiras de rua e Exposições, entre outras atividades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório