Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Companhia Paulo Ribeiro apresenta hoje 'A Festa (da insignificância)'

O espetáculo de dança "A Festa (da insignificância)", criado para assinalar os 20 anos da Companhia Paulo Ribeiro, em 2015, vai ser apresentado hoje e no sábado, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.

Companhia Paulo Ribeiro apresenta hoje 'A Festa (da insignificância)'
Notícias ao Minuto

06:56 - 21/10/16 por Lusa

Cultura Lisboa

O espetáculo é apresentado para recordar as duas décadas da companhia, que esta semana estreou, também no São Luiz, um documentário sobre o método criativo de Paulo Ribeiro, cuja companhia tem residência no Teatro Viriato, em Viseu.

Embora as celebrações dos 20 anos da companhia tenham decorrido no ano passado, o documentário "A dança de Paulo Ribeiro vista do Interior", diretamente ligado ao espetáculo, foi finalizado recentemente.

O espetáculo - com música de Tom Zé, Matthew Shlomowitz e Ben Harper - teve estreia mundial na Culturgest, em novembro de 2015, e é agora apresentado pela segunda vez, em Lisboa.

Natural de Lisboa, Paulo Ribeiro fundou a companhia em nome próprio, em 1995, quando passou a desenvolver mais aprofundadamente a linguagem pessoal como coreógrafo.

Começou por fazer carreira como bailarino em várias companhias belgas e francesas, e a estreia enquanto coreógrafo deu-se em 1984, em Paris, no âmbito da companhia Stridanse, da qual foi cofundador.

De regresso a Portugal, em 1988, começou por colaborar com a Companhia de Dança de Lisboa e com o Ballet Gulbenkian, também em Lisboa, o qual chegou a dirigir pouco antes da companhia ser extinta, em 2005.

Após a extinção do Ballet Gulbenkian, regressou ao Teatro Viriato, em Viseu, para ocupar o cargo de diretor-geral e de programação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório