Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Festival de Marionetas está de volta com múltiplas atividades gratuitas

O Festival Internacional de Marionetas do Porto está de volta entre 13 e 23 de outubro, contando com a segunda edição da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa e com múltiplas atividades gratuitas, disse hoje a organização.

Festival de Marionetas está de volta com múltiplas atividades gratuitas
Notícias ao Minuto

20:10 - 29/09/16 por Lusa

Cultura Porto

À Lusa, o diretor artístico do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), Igor Gandra, disse que na edição deste ano foi possível "consolidar algumas das apostas que foram feitas nos últimos anos".

Gandra, que pela primeira vez em sete anos de direção do festival vai orientar uma oficina de formação, sublinhou que se trata de "um pequenino passo" na forma de encarar o futuro do festival, ou seja, de modo a que "o festival possa ter uma existência mais estruturada ao longo do ano, menos circunscrita a este período".

"É evidente que queremos que haja este período de maior intensidade e de maior visibilidade e de festa. Esta ideia da formação e este encontro das pessoas que andam a pensar sobre estas coisas possa ser construído ao longo do ano numa lógica que depois terá reflexos no próprio festival e na própria estruturação da programação dos anos seguintes", declarou Igor Gandra, que ressalvou ainda ser cedo para adiantar mais pormenores.

O diretor artístico realçou que pretendem ter uma "existência no tempo mais consistente que permita também chegar a mais gente e também sobretudo a relações diferentes com os parceiros, nomeadamente com o ensino artístico da cidade e da área metropolitana, porque o Porto é o Grande Porto também".

O festival inicia-se no Palácio do Bolhão com "Não sei o que o amanhã trará", da Limite Zero, mas o "arranque oficial" dá-se com "O segredo de Simónides -- Coleção de Colecionadores", de Raquel André, projeto vencedor da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa, que se estreia no Rivoli.

O Mosteiro de São Bento da Vitória acolhe, por seu lado, duas gerações de Berlim, com "Pulling Strings", de Eva Meyer-Keller, e "Cabaret Berlinn", de Peter Waschinsky, autor que vai também coordenar um encontro, com entrada gratuita, mas inscrição obrigatória.

Ao longo do festival vão ser várias as atividades de acesso gratuito, como as várias encenações de "O capuchinho vermelho", pelo Era Uma Vez, Teatro de Marionetas, que vai representar a peça na praça do Metro da Trindade, na escola 2,3 do Viso, no Centro Comunitário de Ramalde e na Associação de Moradores do Bairro Antigo da Pasteleira.

Todas as oficinas também são de entrada gratuita, bem como os 'work in progress' ('trabalho em desenvolvimento', em inglês).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório