Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Latada reforça componente desportiva e cultural e ligação à cidade

A Festa das Latas de Coimbra deste ano vai procurar reforçar a componente desportiva, cultural e social, querendo mostrar que é mais do que as noites de festa na Praça da Canção, onde já está confirmada a presença de Guano Apes.

Latada reforça componente desportiva e cultural e ligação à cidade
Notícias ao Minuto

11:46 - 09/09/16 por Lusa

Cultura Coimbra

"A Festa das Latas não é só um momento recreativo", afirmou o presidente da Associação Académica de Coimbra, José Dias, na apresentação das festividades deste ano, sublinhando que a organização vai procurar reforçar a sua ligação à cidade, bem como salientar as componentes desportivas, sociais e culturais que vão estar associadas ao evento.

Por isso, a organização marcou este ano o dia 12 de setembro - o início da semana de receção aos novos alunos - como o arranque da Festa das Latas, cujas noites na Praça da Canção vão decorrer de 12 a 16 de outubro, informou.

Durante a apresentação da festa, foi revelado que a banda alemã Guano Apes vai atuar no palco do recinto a 14 de outubro, sendo que o restante cartaz será divulgado a 19 de setembro.

Na semana de receção, vão ser apresentadas as secções culturais e desportivas da mais antiga academia de estudantes do país, bem como a sua intervenção nas restantes áreas.

Posteriormente, vai decorrer, entre 19 e 23 de setembro, um 'warm-up' da Latada com noites animadas por dj no Jardim da Associação Académica de Coimbra (AAC), revelou José Dias.

Para além das atividades dirigidas para os alunos, a AAC vai realizar o Sarau Académico (onde atuam vários grupos académicos) no Convento São Francisco, num evento que estará mais focado "nos antigos estudantes".

Visitas ao Museu Académico, um arraial na Praça da Canção com população idosa do concelho e uma semana de prevenção contra consumos excessivos de álcool, drogas ou tabaco serão outras das iniciativas que estarão integradas na Latada deste ano, revelou José Dias.

Na componente desportiva, será constituída uma "corrida académica solidária", entre o campo de Santa Cruz e o Estádio Universitário de Coimbra, em que se pretende juntar "atletas, dirigentes, núcleos de estudantes e os novos alunos" da Universidade de Coimbra, salientou.

A política também não estará de fora da Festa das Latas, perspetivando-se uma "politização" focada na ação social e abandono escolar.

Questionado pela agência Lusa sobre a possibilidade de serem substituídos os copos de plástico por canecas, José Dias referiu que a AAC está a "tentar combater esse desperdício ambiental", estando "em discussão" com a Unicer (detentora da marca Super Bock) para alterar a situação.

De acordo com o movimento 'Não Lixes?', que luta por festas académicas mais amigas do ambiente, utilizam-se uma média de 700 mil de plástico por cada edição da Queima das Fitas.

A Festa das Latas deste ano deverá ter um orçamento semelhante ao de 2015, perspetivando-se um gasto de cerca de 420 mil euros, informou a organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório