Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Feira setencista de Queluz promete levá-lo a conhecer o século XVIII

Sabe o que são aguadeiros, criadas do paço e lavadeiras? Ou um barbeiro sangrador? E um gaiteiro? São profissões que já não são do nosso tempo. Se as quiser conhecer de perto, tem aqui a oportunidade de o fazer.

Feira setencista de Queluz promete levá-lo a conhecer o século XVIII
Notícias ao Minuto

17:30 - 29/08/16 por Notícias Ao Minuto

Cultura Lisboa

De 8 a 11 de setembro vai poder recuar até ao século XVIII na Feira Setecentista de Queluz. Com entrada livre, tem como principal objetivo a recriação histórica de um mercado da segunda metade desse século.

Para além de diferentes mercadores, estarão representados trabalhos de artesãos nacionais e estrangeiros. Nesta feira será igualmente possível "degustar a irresistível doçaria conventual assim como a gastronomia de diferentes regiões do país", assim promete a organização. 

Na animação vão ser recriadas diferentes situações em interação com o público, enquadrando-o na história quotidiana do século XVIII em Portugal.

Os atores desenvolvem personagens características da época, tais como: aguadeiros, criadas do paço, carvoeiro, lavadeiras, barbeiro sangrador, saltimbancos e gaiteiro, profissões que já caíram em desuso.

A nobreza, explica a autarquia através de um comunicado, far-se-á notar pelo esplendor característico da época de setecentos - marqueses, duques e duquesas participam na festa com os seus trejeitos, leques e cabeleiras empoadas. Do programa de animação fazem ainda parte duelos de esgrima e apresentações de jogo do pau. Nas tardes de sábado e domingo haverá teatro de marionetas com a apresentação do Entremez – 'Guerras de Manjericão e Vergamota ou o Oiteiro Noturno'.

Na noite de sábado a nobreza tomará conta do recinto, oferecendo ao público um espetáculo de canto, música e poesia barroca. A empresa Parques de Sintra Monte da Lua associa-se ao evento com a abertura noturna dos jardins superiores do Palácio Nacional de Queluz, entre as 19h00h e as 24h00 mediante compra de bilhete.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório