Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Projeto em Évora procura apoios da UE para 10 eventos culturais

A Câmara de Évora apresentou uma candidatura ao programa comunitário Alentejo 2020, num valor que ronda os 800 mil euros, para obter financiamento que apoie, no próximo ano, 10 eventos culturais que são "marcas" do concelho.

Projeto em Évora procura apoios da UE para 10 eventos culturais
Notícias ao Minuto

15:24 - 12/08/16 por Lusa

Cultura Financiamento

A candidatura, intitulada "Confluências" e desenvolvida em articulação com diferentes agentes culturais da cidade, foi apresentada ao Alentejo 2020 no final de julho, sendo esperada para o início do outono a decisão da autoridade de gestão do programa.

"A decisão deverá ser tomada lá para final de outubro ou início de novembro. Estamos muito confiantes de que a autoridade de gestão não se atreverá a não considerar esta candidatura, que tem lá dentro 10 marcas muito fortes deste território que é Évora", afirmou hoje à agência Lusa o vereador da Cultura do município, Eduardo Luciano.

A câmara pretende que o projeto seja "um chapéu-de-chuva comum" para 10 certames culturais que, habitualmente, se realizam no concelho e que já são "marcas reconhecidas na região, no país e no estrangeiro", encontrando-se "bem associadas à identidade deste território".

A Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME), o Festival "Escrita na Paisagem", o Festival Internacional de Dança Contemporânea (FIDANC), o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), as Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora ou a Semana dos Palhaços são alguns dos eventos abrangidos.

Segundo o vereador Eduardo Luciano, a candidatura surgiu na sequência de um desafio lançado pelos agentes culturais promotores dos 10 certames, os quais, por já existirem há alguns anos, não podem aceder, a título individual, a apoios comunitários.

"As regras do atual quadro comunitário de apoio não permitem candidatar eventos, neste eixo específico para a cultura, que já se tenham realizado mais de três vezes, visto que o apoio é degressivo e, à quarta edição, passa a não ser dado", explicou.

Por isso, continuou, "o que a câmara fez foi pegar nos agentes culturais que tinham eventos que consideramos estruturantes, porque são os que acontecem há mais tempo no território e não podem ser candidatados individualmente, e avançar com esta candidatura".

O projeto é, pois, "novo" e resulta do "cruzamento destes 10 projetos que são estruturantes e marcas do território", frisou.

"É uma candidatura única" para "permitir que estes eventos, uns a terem lugar no verão, outros ao longo do ano, possam vir a ser apoiados" pelo Alentejo 2020, contribuindo para a sua revitalização e para a própria dinamização turística local, insistiu Eduardo Luciano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório