Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Evento 'O dia mais curto' assinalado em 24 cidades portuguesas

A Agência da Curta Metragem organiza, pelo terceiro ano consecutivo, o evento "O dia mais curto", que vai decorrer durante vários dias de dezembro em 24 cidades de Portugal, anunciou hoje aquela entidade.

Evento 'O dia mais curto' assinalado em 24 cidades portuguesas
Notícias ao Minuto

15:40 - 14/12/15 por Lusa

Cultura Curta-metragem

Em comunicado, a Agência da Curta Metragem recordou que "todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao solstício de inverno, naquele que é o dia mais curto do ano" e que "inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: 'O dia mais curto'".

De Abrantes a Viseu, passando pelo Funchal e Ponta Delgada, as 24 cidades "vão receber sessões de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, através de programas próprios associados ao evento, ou das sessões disponibilizadas pela Agência da Curta Metragem".

A terceira edição do evento vai incluir duas sessões especiais, uma em Lisboa, na Cinemateca Portuguesa no dia 21, e outra, um dia antes, no Teatro Municipal de Vila do Conde, cidade onde a organização realiza anualmente o festival Curtas.

"A sessão na Cinemateca apresenta, em estreia na capital, as curtas-metragens 'Vigil' de Rita Cruchinho; 'Rampa' de Margarida Lucas; 'A Torre' de Salomé Lamas; e 'Sobre El Cielo' de Jorge Quintela, com a presença de alguns dos realizadores. Em Vila do Conde, também com a presença dos realizadores, serão apresentadas as curtas-metragens 'Vila do Conde Espraiada', de Miguel Clara Vasconcelos, e 'A Glória de Fazer Cinema em Portugal' de Manuel Mozos", acrescentou o comunicado.

No Porto, o metro da cidade "associa-se à iniciativa exibindo, em algumas estações e carruagens, curtas-metragens de animação durante todo o dia 21 de dezembro".

O programa da iniciativa intitulado "Panorama nacional" vai apresentar "Amélia & Duarte" de Alice Guimarães e Mónica Santos, "Blood Brothers" de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, "Inventário de Natal" de Miguel Gomes, "Longe do Éden" de Carlos Amaral, "Três Semanas em Dezembro" de Laura Gonçalves e "Campo à Beira Mar" de André Ruivo.

A organização define o acontecimento como "a festa do cinema, um momento de descoberta que vai iluminar as telas do país".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório