Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fantasia e imaginação são as fórmulas para inovar na escrita

Num mundo em que a tradição realista acaba em repetição, a fantasia e a imaginação são as únicas fórmulas para inovar, defendeu hoje o escritor britânico Salman Rushdie, na inauguração da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.

Fantasia e imaginação são as fórmulas para inovar na escrita
Notícias ao Minuto

06:02 - 30/11/15 por Lusa

Cultura Salman Rushdie

"A tradição realista está destinada a uma interminável repetição. Se procuramos a inovação, o novo, devemos voltar-nos para o irrealismo e sua forma de abordar a vida", disse o autor, de origem indiana, na inauguração do tradicional salão literário Carlos Fuentes, na feira de Guadalajara, num discurso que girou em torno da personagem Sherazade, protagonista de "As mil e uma noites".

O escritor também falou dos contos da sua infância, que lhe ensinaram que as abordagens fantásticas são possíveis e que da imaginação surge uma "infinidade de possibilidades", todas elas divertidas.

Rushdie advogou assim "por algo que parece estar fora de moda nos dias de hoje" em que, "grosso modo, se vive uma numa era de não-ficção" e "de ficção séria, não outra".

Por isso, defendeu que se deve "injetar o fabuloso no real para o fazer mais vivido e estranhamente mais verdadeiro".

Hoje em dia os escritores jovens parecem viver com o "mantra" de escrever sobre o que conhecem, disse.

"O meu conselho é o contrário: escrever só sobre o que conheces se o que conheces é verdadeiramente interessante", se não, então "escreve antes sobre o que não conheces".

O autor de "Versículos Satânicos", que lhe valeu uma 'fatwa' (decreto religioso islâmico) do aiatola Khomeini, recebeu hoje uma medalha honorífica em memória de Carlos Fuentes, das mãos da viúva deste, Silvia Lemus.

Salman Rushdie e o presidente do certame, Raúl Padilla, recordaram que foi há precisamente 20 anos que o escritor visitou a feira de Guadalajara, quando viveu escondido sob ameaça da 'fatwa'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório