Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Glasgow ou Liverpool. Uma delas será a cidade a acolher a Eurovisão 2023

A decisão final será tomada "dentro de semanas".

Glasgow ou Liverpool. Uma delas será a cidade a acolher a Eurovisão 2023

Entre as várias cidades candidatas no Reino Unido para acolher a o Festival Eurovisão da Canção 2023 sobram apenas Glasgow e Liverpool como finalistas.

A disputa para acolher a 67.º edição do festival deixa de fora as restantes cinco cidades concorrentes, nomeadamente Birmingham, Leeds, Manchester, Newcastle e Sheffield, segundo avança a BBC, que é estação que transmitirá a festa europeia da música.

De acordo com o canal britânico, estas duas cidades tem ambas arenas ribeirinhas, e tiveram "a oferta geral mais forte", sendo que a decisão final será tomada "dentro de semanas".

Recorde-se que este evento será realizado no Reino Unido pela primeira vez em 25 anos, depois de em 2022 o país ter obtido o segundo lugar no concurso com a canção de Sam Ryder, 'Space Man'. O vencedor foi a Ucrânia, que não poderá realizar o espetáculo tendo em conta a invasão em curso por parte da Rússia.

O anúncio desta alteração foi feito em junho pela União Europeia de Radiodifusão, que lamentou o facto de que, apesar de o concurso ter sido vencido em Turim pelos ucranianos Kalush Orchestra, não estavam reunidas as condições de segurança para realizar o espetáculo na Ucrânia.

Vinte locais foram candidatos para sediar a maior e mais complexa competição de música do mundo, que foi assistida este ano por uma audiência global de 161 milhões de espetadores.

Caso a Eurovisão aconteça em Glasgow, o lugar favorito dos apostadores, o local será a sala OVO Hydro com capacidade para 14.300 pessoas.

Este espaço é no centro da cidade e fica ao lado de das grandes salas de exposições que podem ser úteis para algumas das instalações necessárias, como o centro de imprensa. Além disso, está bem servida de transportes e hotéis próximos e já acolheu eventos como a Personalidade Desportiva do Ano da BBC e eventos dos Jogos da Commonwealth em 2014.

Liverpool é uma cidade eternamente ligada à música por ter visto nascer os Beatles, provavelmente a banda britânica mais famosa de sempre, e já foi também palco de grandes eventos, nomeadamente os MTV Europe Music Awards em 2008.

Se esta for a cidade selecionada, o concurso irá acontecer na M&S Bank Arena, com capacidade para 11 mil pessoas e ao lado de um centro de  conferências, bem como perto de hotéis e comboios com ligação ao centro da cidade. 

Segundo a BBC, a decisão final sobre o local tem como critério acomodar pelo menos 10 mil pessoas, ter fácil acesso a um aeroporto internacional e vários hotéis para acomodar os fãs eurovisivos.

Desde que existe Festival Eurovisão da Canção, o Reino Unido organizou-a oito vezes - quatro vezes em Londres e nas cidades de Edimburgo, Brighton, Harrogate e Birmingham, que foi a última em 1998.

Leia Também: Quais as sete possíveis cidades britânicas que podem acolher a Eurovisão? 
 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório