Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Leiria lança coleção para reeditar escritores de outrora

A reedição de 'Corte na Aldeia e noites de Inverno', livro de Francisco Rodrigues Lobo lançado há 402 anos, marca a estreia da coleção 'Biblioteca Clássicos de Leiria', com que o município pretende recuperar escritores de outros tempos.

Leiria lança coleção para reeditar escritores de outrora
Notícias ao Minuto

09:17 - 20/05/21 por Lusa

Cultura Literatura

O primeiro lançamento acontece na sexta-feira, assinalando os 400 anos sobre a morte do poeta Francisco Rodrigues Lobo (1621-2021), natural de Leiria.

Até ao final do ano está prevista a saída de mais dois títulos, numa aposta editorial que junta a Câmara de Leiria e a editora Hora de Ler.

"Esta coleção almeja trazer de volta aos nossos dias a escrita dos poetas e escritores leirienses de outrora e recuperá-los editorialmente para que os leitores da atualidade os possam ler e conhecer", explica a vereadora da Cultura e Educação de Leiria.

Segundo Anabela Graça, a aposta municipal na edição de livros cujas edições já esgotaram ou que estão esquecidos é uma reação aos tempos atuais.

"A literatura tem a capacidade de eternizar as ternas questões humanas: os valores, a condição do mundo, os desafios. Vivemos hoje um ritmo veloz, que nos impede de refletir e pensar. Por isso, precisamos da literatura e da arte em geral, para continuarmos a ter a capacidade de questionar e pensar o mundo".

Até ao fim do ano estão previstos mais dois lançamentos da coleção 'Biblioteca Clássicos de Leiria', recuperando dois títulos de outros autores da cidade: "Animais nossos amigos" (1911), de Afonso Lopes Vieira, e 'O capitão de navios' (1980), de Miguel Franco.

Na sexta-feira, chega ao público 'Corte na Aldeia e noites de Inverno', cuja primeira edição data de 1619.

Segundo o editor Carlos Fernandes, trata-se do "mais celebrado livro" de Francisco Rodrigues Lobo, escrito durante o domínio filipino, e "hoje considerado um verdadeiro manifesto da Restauração quer haveria de dar-se em 1640".

Já Anabela Graça considera "muito pertinente" a reimpressão da obra, porque, por um lado, "Leiria reedita pela primeira vez este autor leiriense de dimensão nacional" e, a par disso, por se tratar de "uma referência incontornável da história da literatura portuguesa".

"Sentimos necessidade de dar a conhecer o poeta que melhor descreve Leiria, a sua paisagem, os costumes e a sua época histórica", sublinha a vereadora.

Esta reedição de 2021 inclui prefácio de Afonso Lopes Vieira, escrito para a segunda edição de 1959, e é apresentada às 18:00, na Biblioteca Municipal de Leiria.

Leia Também: 'Vidas Por Um Fio'. Casos reais onde a vida levou a melhor sobre a morte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório