Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Programação de Braga - Capital da Cultura do Eixo Atlântico adiada

A programação prevista para este ano no âmbito do Braga -- Capital da Cultura do Eixo Atlântico foi adiada para 2021 e será retomada em janeiro, anunciou o município.

Programação de Braga - Capital da Cultura do Eixo Atlântico adiada
Notícias ao Minuto

07:29 - 28/05/20 por Lusa

Cultura 2021

Em comunicado, o município refere que a crise pandémica provocada pela covid-19, e consequente necessidade de confinamento, provocou "inúmeras limitações e cancelamentos" na programação prevista para 2020.

"Braga não poderia desperdiçar esta oportunidade de ser Capital da Cultura do Eixo Atlântico, conformando-se com as circunstâncias atuais e com o cancelamento da quase totalidade do seu programa", afirmou a vereadora da Cultura, Lídia Dias, citada no comunicado.

A autarca defendeu ainda que o acolhimento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico é "estratégico para o envolvimento da comunidade numa crescente dinâmica de criação e fruição cultural".

A programação arrancou em 08 de fevereiro, com uma sessão de abertura e concerto realizado no Fórum Braga, tendo-se ainda registado a realização da Semana Cultural Convergências e de uma exposição de instrumentos musicais do noroeste peninsular.

A partir de 14 de março, devido ao confinamento provocado pela pandemia de covid-19, todas as iniciativas foram canceladas.

A programação será, assim, retomada em janeiro de 2021, seguindo a calendarização prevista para este ano.

Além da adaptação de alguns eventos realizados anualmente à participação de projetos culturais do território do Eixo Atlântico, está previsto um conjunto de iniciativas inéditas, como um festival de jazz, o seminário "A Cultura no Eixo", um festival de cultura urbana, um programa de visitas aos caminhos romanos do Eixo Atlântico, além de um festival de música contemporânea de raiz.

O município de Braga pretende deixar um legado permanente desta "capitalidade", através da criação de uma galeria onde estarão expostas todas as obras premiadas das sucessivas edições da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça de municípios do norte de Portugal e da Galiza.

Portugal entrou no dia 3 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

O Governo aprovou novas medidas que entraram em vigor no dia 18 de maio, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

O regresso das cerimónias religiosas comunitárias está previsto para 30 de maio e a abertura da época balnear para 6 de junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório