Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Discworld' de Terry Pratchett terá adaptação "absolutamente fiel" na TV

A saga de fantasia 'Discworld', da autoria de Terry Pratchett, vai ser adaptada à televisão numa versão "verdadeiramente autêntica", anunciou hoje a produtora Narrativia, fundada pelo autor e agora gerida pela sua filha, Rhianna.

'Discworld' de Terry Pratchett terá adaptação "absolutamente fiel" na TV
Notícias ao Minuto

12:50 - 28/04/20 por Lusa

Cultura Livros

Este projeto resulta da união de esforços da Narrativia, produtora lançada por Terry Pratchett (1948-2015) em 2012, com a Motive Pictures e a Endeavor Content, numa "parceria histórica" destinada a dar vida ao universo 'Discworld' numa série de adaptações ao ecrã, segundo um comunicado da produtora.

O fenómeno literário popular 'Discworld', estreado em 1983 com o volume "The Colour of Magic", abrange uma série de romances que venderam mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo durante a vida de Terry Pratchett, que morreu em 2015, e que continuam populares hoje em dia.

Estas adaptações que a Narrativia, a Motive Pictures e a Endeavor Content pretendem agora levar aos ecrãs "permanecem absolutamente fiéis ao génio original e único de Sir Terry Pratchett", segundo um comunicado hoje divulgado.

O espírito desta nova aliança nasceu de um amor partilhado pela obra e do compromisso de criar uma série épica, que irá arrancar com alguns dos títulos mais icónicos do universo "ferozmente incisivo e satírico" do escritor inglês.

"'Discworld' está repleto de personagens únicas, narrativas espirituosas e tropas literárias incríveis, e sentimos que estas devem ser transpostas para o ecrã, de uma forma de que o meu pai se orgulharia. É maravilhoso embarcar nesta viagem com a Motive Pictures e a Endeavor Content, que partilham perfeitamente a nossa visão para tornar este projeto uma realidade", afirma Rhianna Pratchett, codiretora da Narrativia.

Rob Wilkins, diretor-geral da Narrativia e sócio de Rhianna, afirma que "os livros Discworld são uma enorme fonte de alegria para milhões de leitores, e com razão".

"Cada parágrafo, frase e nota de rodapé foi trabalhado com brilho e talento e estamos empenhados em trazer o mundo de Terry para o ecrã com o respeito e cuidado que ele merece. Com esta parceria, temos o prazer de dizer que a Discworld encontrou finalmente a sua casa", afirmou.

Já o diretor executivo da Motive Pictures, Simon Maxwell, diz que "'Discworld' é um tesouro nacional" que justifica o entusiasmo com que esta nova parceria se propõe "produzir séries que serão adoradas por milhões de fãs da 'Discworld' em todo o mundo", ao mesmo tempo que abre estas "criações épicas e o legado de Sir Terry Pratchett a novas audiências".

O produtor cinematográfico Lorenzo De Maio, sócio da Endeavor Content, afirmou, por sua vez, ser uma "honra" adaptar 'Discworld' ao ecrã, em parceria com os melhores produtores do meio.

Terence David John Pratchett, nascido em 1948, começou a desenvolver interesse por literatura de fantasia a partir das obras de J.R.R. Tolkien.

Ficou essencialmente conhecido pela série 'Discworld', que se encontra traduzida em mais de 30 línguas, saga que se desenrola num mundo achatado e em forma de disco, que assenta sobre quatro elefantes que, por sua vez, estão equilibrados sobre a carapaça de uma tartaruga.

Em Portugal, foram publicados alguns livros de Terry Pratchett, entre eles o primeiro da saga 'Discworld', pela editora Temas e Debates, com o título 'A cor da magia'. Outras obras do autor foram editadas pela Caminho e pela Saída de Emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório