Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2019
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

'Xenos' do Akram Khan fala da perda de humanidade através da guerra

O coreógrafo britânico Akram Khan vai apresentar uma reflexão sobre a perda de humanidade provocada pela guerra no espetáculo 'Xenos', no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no dia 30 de novembro.

'Xenos' do Akram Khan fala da perda de humanidade através da guerra
Notícias ao Minuto

19:35 - 14/11/19 por Lusa

Cultura Coreografia

Akram Khan baseou-se em arquivos do século XX para refletir sobre a beleza e o horror da condição humana através do retrato de um bailarino indiano "cujo corpo hábil se torna um instrumento de guerra" em palco, segundo a sinopse da programação do CCB.

Esta história tem lugar na fronteira entre o Oriente e o Ocidente, o passado e o presente, a mitologia e a tecnologia, num lugar "onde a humanidade ainda permanece maravilhada e desordenada".

Akram é o intérprete da peça, e será acompanhado no palco por cinco músicos: o percussionista B.C. Manjunath, o cantor Aditya Prakash, a contrabaixista Nina Harries, a violinista Clarice Rarity e a saxofonista Tamar Osborn.

"Este trabalho é essencialmente uma reflexão sobre como sinto o nosso mundo hoje. É sobre a perda de humanidade e de como, através das guerras passadas e presentes, somos ainda confrontados com a candente questão do que é ser humano", segundo o próprio artista, citado no texto sobre a peça.

A direção artística, coreografia e performance são de Akram Khan, dramaturgia de Ruth Little, desenho de luz de Michael Hulls, cenografia de Mirella Weingarten, figurinos de Kimie Nakano e música original e desenho de som de Vincenzo Lamagna.

A partitura original foi concebida em colaboração com os músicos, e contém excertos do Requiem em Ré menor, K.626, de Wolfgang Amadeus Mozart, bem como composições tradicionais.

Este espetáculo foi originalmente encomendado pelo '14-18 NOW', programa de artes do Reino Unido para o centenário da Primeira Guerra Mundial.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório