Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Obras de Júlio Pomar expostas a partir de quinta-feira em Arraiolos

Uma exposição de trabalhos do artista plástico Júlio Pomar, autor de uma obra multifacetada, abre na quinta-feira, na vila de Arraiolos, no distrito de Évora, divulgou hoje a câmara municipal.

Obras de Júlio Pomar expostas a partir de quinta-feira em Arraiolos
Notícias ao Minuto

17:33 - 23/10/19 por Lusa

Cultura Arte

Intitulada 'Júlio Pomar: Ver, Sentir, Etc. - Obras do Acervo do Atelier - Museu Júlio Pomar', a mostra, com curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro, vai estar patente ao público até ao dia 16 de fevereiro de 2020 no espaço museológico do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

Júlio Artur da Silva Pomar, que morreu em maio de 2018, foi um artista plástico que pertenceu à terceira geração de pintores modernistas portugueses, sendo autor de uma obra multifacetada centrada na pintura, desenho, cerâmica e gravura.

A exposição em Arraiolos, segundo os promotores, inclui obras de várias épocas e tem por base o título de um texto escrito pelo artista em 1951.

Além das exposições que desenvolve no seu interior, o Atelier - Museu Júlio Pomar, em 2015, iniciou um programa de itinerâncias levando "portas fora" a obra de Júlio Pomar, tendo criado parcerias com várias instituições no sentido de levar a obra do autor a outras regiões do país, como acontece com Arraiolos, descentralizando-a de Lisboa, onde o museu tem sede.

Também em Arraiolos, a gastronomia e a tapeçaria vão estar em destaque, a partir de sexta-feira e até ao dia 3 de novembro, num evento que pretende promover as potencialidades do concelho.

Trata-se da 20.ª Mostra Gastronómica de Arraiolos, que inclui uma Feira do Tapete e o 12.º Festival da Empada, que se realiza no pavilhão multiusos da vila alentejana.

Durante o evento, vai estar patente ao público o "maior tapete de Arraiolos feito em Arraiolos", com 120 metros quadrados de tela, manufaturado por bordadeiras do concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório