Meteorologia

  • 21 JULHO 2019
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 21º

Edição

A História não se faz só de homens. Há animais que deixaram a sua marca

Livro conta a história de alguns animais cuja existência jamais será esquecida, como é o caso da Dolly, do Merengo ou do Chico.

A História não se faz só de homens. Há animais que deixaram a sua marca

Ao longo dos vários séculos da História da Humanidade, muitos foram os homens – e também mulheres – que marcaram a época em que viveram e pelas mais variadas razões.

E depois há também os animais que, pelo destaque que conquistaram ou que os respetivos donos lhes atribuíram, também têm o seu lugar reservado na memória coletiva.

E é isso mesmo que trata o livro ‘Animais Que Ficaram Para a História’.

Lançada esta terça-feira, a obra conta a história de Bucéfalo, um cavalo negro de proporções incomuns que ajudou Alexandre, o Grande, a construir o seu império.

Mas não só. Ao longo das 229 páginas é-nos apresentada, entre muitas outras, a história de Alão, o cão que foi determinante para a conquista de Alenquer por D. Afonso Henriques, do Merengo, o cavalo preferido de Napoleão Bonaparte e do papagaio Chico, da fadista Amália Rodrigues.

Incitatus, que traduzido para português significa Impiedoso, foi um dos animais mais importantes da história da humanidade. Tratou‑se de um cavalo de corrida trazido da Hispânia que foi pertença de Calígula, um controverso imperador romano. Este mandou publicar um édito declarando o equídeo como inviolável e sagrado. O seu estatuto era assim semelhante, ou coincidente com o de Sumo Pontífice. Incitatus residiu num palácio forrado a mármore, com manjedouras de alabastro. Servido por 18 criados e rodeado de cortesãos, vivia assim envolto num luxo invejável. Além desta corte permanente, consta que os costumeiros aduladores do imperador não perdiam a oportunidade de com ele partilharem refeições. 

O livro é da autoria de António Lopes e Raquel Oliveira que já publicaram ‘O Vale da Tentação’ e ‘A Vida Louca dos Reis e Rainhas de Portugal’, respetivamente.

Notícias ao Minuto‘Animais Que Ficaram Para a História’ já está à venda nas livrarias por 14,90 euros© Manuscrito

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório