Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cartoons de António Miranda sobre São João e verão expostos na Maia

A exposição 'Cartoon de António Miranda', que junta mais de três dezenas de trabalhos sobre o São João e o verão, é inaugurada hoje no átrio do Campus Académico da Maiêutica, concelho da Maia.

Cartoons de António Miranda sobre São João e verão expostos na Maia
Notícias ao Minuto

07:35 - 28/06/19 por Lusa

Cultura Arte

António Miranda, agora com 84 anos, é um antigo colaborador do Jornal de Notícias (JN), periódico no qual publicou, sobretudo nas décadas de 1970 e 80, "quase diariamente" vários esquissos e desenhos "de uma atualidade estonteante", disse à agência Lusa Costa Carvalho, amigo do cartoonista.

A exposição terá 32 painéis que versam sobre o São João e o verão, sendo curador Pedro Gastar e criativa Cláudia Lopes.

"Os temas escolhidos poderão parecer mais alegres do que outros que o Miranda tratava, como a morte, o desemprego ou a fome, mas os cartoons dele têm todos a mesma função: fazer pensar, obrigar a pessoa a refletir. O Miranda sempre disse que o verdadeiro humor não é para rir. O verdadeiro humor é universal e intemporal", referiu à Lusa Costa Carvalho.

O também antigo chefe de redação do JN acrescentou saber que "há leitores que guardaram coleções inteiras de António Miranda, pessoas que conservam cartoons em nome de uma enorme admiração" por este cartoonista que começou a publicar no Ridículos, em 1951, tendo também colaborado com O Mosquito e com o Primeiro de Janeiro.

"O Miranda tem mais de 20 mil cartoons. É um fenómeno que merece ser apreciado pela atualidade e clareza de ideias que transmite através do desenho, mas também da escrita", acrescentou.

A inauguração da exposição está marcada para as 15h30 no átrio do Campus Académico da Maiêutica, estando prevista a presença do reitor do Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e o provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto, instituição na qual está depositado o acervo de António Miranda.

A mostra ficará patente até 15 de julho de segunda a sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório