Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

São muitas as borlas culturais que pode aproveitar por estes dias em Lisboa e no Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

12:30 - 31/05/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda cultural grátis

É um fim de semana de sol e de muitas ofertas culturais o que agora chega.

O grande destaque a sul vai para a Feira do Livro de Lisboa, histórico evento que está maior do que nunca, e o 'tiro de partida' das Festas da capital. Mas há ainda muito mais para aproveitar, num fim de semana que engloba o Dia da Criança. A Norte, onde decorre a já histórica prova do Rali de Portugal, há Serralves em Festa, já a caminho da 16.ª edição.

Ainda não se deixou convencer? Não tem problema: há muito mais para descobrir no Grande Porto e na Grande Lisboa.

Não se esqueça também que os domingos, pela manhã, são boa hora para descobrir, de forma gratuita, muitos museus e monumentos pelo país fora. Fique connosco para saber o que esperar destes dias 31 de maio e 1 e 2 de junho.

Grande Lisboa

Está aí a 89.ª edição da Feira do Livro

O Parque Eduardo VII já está a ser palco da 89.ª edição. Até ao próximo dia 16 de junho, há passeios a dar entre livros, workshops, momentos musicais e muito mais para desvendar já com um novo livro para ler debaixo do braço. Estamos perante aquela que promete ser a maior edição de sempre da Feira do Livro de Lisboa. É aproveitar!

Festas de Lisboa

O verão será longo, saboroso e divertido pela capital. As Festas de Lisboa contam com o seu 'tiro de partida' por estes dias. Há arraiais, santos e tanto, tanto mais para descobrir e aproveitar. O melhor mesmo é clicar aqui e começar já a espreitar o programa, que conta com um espectáculo de fonambulismo para começar a festa. 

O MAAT está cheio de atividades gratuitas

O MAAT (Museu Arte Arquitetura Tecnologia) é já um dos espaços que mais se destaca à beira-Tejo e prepara um fim de semana de ciência, nos dias 1 e 2 de junho, com visitas grátis ao museu, edifícios MAAT e Central Tejo, e muitas atividades para toda a família. Assim se celebra o Dia da Criança no melhor ambiente e companhia.

 Dia Mundial da Criança (e do Brincar)

A GNR não se ocupa apenas de assuntos sérios. No Dia da Criança é hora de brincar e Belém é palco de evento curioso. A GNR vai realizar um evento comemorativo do Dia da Criança, durante o qual as crianças terão a oportunidade de desfrutar de um dia único, divertido e inesquecível. Slides, pinturas, demonstrações e até passeios a cavalo. Há um mundo de coisas por descobrir e com entrada livre. Para mais detalhes clique aqui

Em Voz Alta, os Nossos Poetas

A Fundação Dom Luís I junta-se, pelo segundo ano consecutivo, aos Artistas Unidos, para celebrar a obra de grandes poetas nacionais.  Jorge Silva Melo, Lia Gama, Maria João Luís e Catarina Wallenstein, entre outros atores, vão estar na Casa Sommer para dizer 'Em Voz Alta' a poesia de autores como Camões, Sophia de Melo Breyner, Natália Correia, Mário Cesariny ou Carlos de Oliveira.  Saiba tudo aqui

O Out Jazz continua

O Out Jazz é já uma das tradições mais 'hip' de Lisboa. Música ao ar livre e bom tempo entre amigos ao final de domingo. A receita é infalível e é para tomar semanalmente. No mês de maio, o Out Jazz decorreu no Jardim da Torre de Belém. Este domingo, dia 2 de junho, a festa prossegue mas com novo espaço a servir de casa. Em junho é no jardim do Campo Grande que vai decorrer a festa. Saiba mais sobre a edição deste ano do Sommersby Out Jazz aqui.

Calouste: uma vida, não uma exposição

Das ciências às artes, há muito que a Fundação Gulbenkian nos tem deixado um legado. Por trás da Fundação há um homem e um nome em destaque, Calouste Gulbenkian. Em 'Calouste: uma vida, não uma exposição', encontramos um percurso pela história de quem foi Calouste e do que deixou para as gerações seguintes. Para ver em Lisboa, na 'casa' que recebeu o seu nome, até ao final do ano. A entrada, essa, é livre.

Dança. Na Linha 

Na Linha é uma coreografia para 16 intérpretes/criadores. Partindo de um rolo, ou novelo, o corpo encaracolado desdobra-se e desenrola-se na descoberta das linhas retas de um braço, uma mão, uma perna ou do tronco. Para ver até esta sexta-feira, 31 de maio, no São Luiz Teatro Municipal. A entrada é livre! Mais detalhes aqui.

Na Sombra do Azulejo

A galeria Ratton, na Rua da Academia das Ciências, conta com uma mostra dos trabalhos em azulejo de Lourdes de Castro, artista que já tem contado com trabalhos seus nos mais diversos espaços e que até dia 31 de maio conta com trabalhos em azulejo ali patentes. Aproveite, termina esta sexta-feira!

Grande Porto

Jazz Images

A Fnac de Santa Catarina, no 'coração' da Invicta, conta com uma exposição de fotografias de Jean-Pierre Leloir, o fotógrafo que reservou o seu lugar entre nomes maiores do jazz. Para descobrir até dia 3 de junho. Saiba mais aqui.

Serralves em Festa

Até domingo há Serralves em Festa, um evento que vai para a sua 16.ª edição e que este ano conta com centenas de atividades gratuitas. Falamos de dias especiais, em que um dos espaços culturais de exceção do país abre as suas portas para uma festa especial. É Serralves a mostrar-se como um espaço inclusivo da arte contemporânea e da cultura. Descubra algumas das iniciativas e projetos que poderá conhecer este ano clicando aqui.

Há Música no Mercado Bom Sucesso (e samba para a pequenada)

O Mercado Bom Sucesso continua a dar-nos música todos os sábados. Este sábado, 1 de junho, pelas 22h, é a vez de Os Sincopados subirem ao palco. Mas há mais, a pensar no Dia da Criança. Pelas 11h da manhã há uma roda de samba para os mais novos mostrarem os seus passos de dança.

Dominguinhos no MAR Shopping

Aos Domingos de manhã, é tempo de Dominguinhos no MAR Shopping, em Matosinhos, com ateliers criados a pensar na pequenada. Este domingo, 26 de maio, os mais novos voltam a ter programa para eles. A entrada é gratuita mas a inscrição será necessária. Saiba mais clicando aqui.

Há mercado na Praça de Parada Leitão

Às sextas e sábados, manda a 'tradição' que a Praça de Parada Leitão, no centro da cidade Invicta, seja local de mercado. Aproveite o passeio!

O Douro em exposição

A exposição 'Douro [DWR] 3 solos entre céu e terra' está patente no Reservatório da Pasteleira até 20 de abril. Trata-se de uma exposição sobre a região do Douro, em todo o seus território da fronteira com Espanha até ao mar. A entrada é livre. Para ver até dia 31 de agosto. Mais detalhes aqui.

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados, o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório