Meteorologia

  • 24 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Vera Mantero interage com escultura de Rui Chafes no Teatro D. Maria II

A performance da coreógrafa e bailarina Vera Mantero que interage com uma escultura de Rui Chafes, 'Comer o Coração em Cena', vai ser apresentada no dia 9 de abril, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Vera Mantero interage com escultura de Rui Chafes no Teatro D. Maria II
Notícias ao Minuto

16:30 - 02/04/19 por Lusa

Cultura Performance

Inserida na programação do festival BoCa - Bienal Internacional de Artes Contemporâneas, a icónica performance recria 'Comer o Coração', concebida há 15 anos para representar Portugal na Bienal de Artes Visuais de São Paulo.

No âmbito do BoCa, será apresentada numa configuração mais pequena, para ser apresentada na sala Garrett do D. Maria II, em vez de um grande museu, como na altura, em 2004.

'Comer o Coração em Cena', de Vera Mantero e Rui Chafes - uma produção de O Rumo do Fumo -, junta as utopias da dança e da escultura, que é a colocação de um corpo no ar, sem precisar de chão, tal como o objeto.

O acontecimento "é o corpo de Vera Mantero, desenhado, instalado, coreografado, visto, vivo, suspenso de uma das esferas", lê-se na apresentação. "É esse corpo que a tudo dá sentido. O corpo é o acontecimento através do qual todas as coisas acontecem. O corpo milagroso de Vera Mantero liberta-se do chão e animado pelos desenhos que o redesenham prossegue a procura do seu lugar: um lugar extraordinário, fora de todas as circunstâncias convenientes. Escultura em ferro e corpo vivo (...)", descreveu, na altura, Alexandre Melo, comissário da representação portuguesa na 26.ª Bienal de Artes Visuais de São Paulo.

A performance também já passou pelo Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães, e pelo Jardim da Sereia, em Coimbra, depois de os artistas terem reconfigurado o espetáculo para poder ser apresentado noutros espaços, sem a escultura monumental original.

O conceito original é de Vera Mantero e Rui Chafes, a performance, de Vera Mantero, escultura e desenho de Rui Chafes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório