Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

UP vai inaugurar exposição para homenagear Paulo Cunha e Silva

A Reitoria da Universidade do Porto (UP) vai inaugurar, na quarta-feira, a exposição 'À volta do ato médico', para homenagear Paulo Cunha e Silva e, simultaneamente, "três novos espaços para a cultura", revelou a vice-reitora da cultura da UP.

UP vai inaugurar exposição para homenagear Paulo Cunha e Silva
Notícias ao Minuto

20:30 - 01/04/19 por Lusa

Cultura Porto

Em entrevista à agência Lusa, Fátima Vieira, vice-reitora da cultura e museus da UP, adiantou que a exposição se desenvolve no âmbito do programa comemorativo 'Figura Eminente 2019' que, este ano, homenageia Paulo Cunha e Silva, antigo vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto.

"Normalmente, esta homenagem celebra pessoas que são maiores do que a sua própria casa", frisou Fátima Vieira, acrescentando que a exposição, intitulada 'À volta do ato médico', surge de uma proposta feita por Paulo Cunha e Silva, em 2012, à reitoria da Universidade do Porto, e que tinha como propósito "combinar a ciência com a arte".

"Apesar da memória de Paulo Cunha e Silva ter sido celebrada com uma série de eventos, até pela própria Câmara Municipal, a maior parte das pessoas não conhece a sua formação. Muita gente não sabe que ele foi médico, nem que ele escreveu sobre o corpo e muito pouca gente conhece tudo aquilo que estava por detrás da sua atividade de programador cultural", apontou a vice-reitora da cultura da e museus UP.

Segundo Fátima Vieira, o programa 'Caosar' (neologismo criado a partir do substantivo caos), que se inicia esta quarta-feira, com 'À volta do ato médico', vai "celebrar o pensamento" de Paulo Cunha e Silva, até dia 03 de dezembro, e "tentar ajudar as pessoas a conhecerem aquilo que não conhecem dele".

"Nesta primeira exposição temos vários objetivos expostos que fomos buscar à Faculdade de Medicina, ao Hospital de Santo António, ao Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e à Faculdade de Belas Artes. Nós concretizamos a visão dele, mas também acrescentamos a nossa própria visão e aquilo que os visitantes vão encontrar é, não só a exposição dele, mas uma série de citações que foram tiradas de livros dele sobre a forma como a sua formação em medicina determinou a sua cosmovisão", esclareceu.

A sessão de abertura da exposição, que decorre esta quarta-feira, às 18h00, vai contar com a presença do reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do professor José Barros, colega de Paulo Cunha e Silva, nos tempos de estudante.

À Lusa, Fátima Vieira revelou que além da exposição de homenagem a Paulo Cunha e Silva, a Reitoria da Universidade do Porto vai também inaugurar os "novos espaços para a cultura", uma vez que, de acordo com a vice-reitora, "a cultura não tinha espaço físico na reitoria".

Com uma programação que vai dar "visibilidade aos trabalhos dos estudantes e docentes" da UP, mas também "trazer outros talentos e figuras consagradas", os três novos espaços culturais da Reitoria vão "abrir portas a novos talentos e apostar na cultura experimental".

"Toda a programação da cultura vai chamar-se 'Casa Comum', e o que estamos é a promover esta ideia de que a reitoria é a casa comum das 14 faculdades e também a casa comum de toda a cidade", salientou.

De acordo com Fátima Vieira, uma das salas vai estar preparada para vídeo-instalações e outra para cinema, concertos e performances, onde aliás "a programação está quase fechada até ao final do ano de 2019".

A vice-reitora adiantou que às quartas-feiras este espaço espera receber, durante a tarde, uma "conversa multidisciplinar sobre ciência e temas fraturantes da sociedade", e, durante a noite, um concerto ou performance.

Por sua vez, às quintas-feiras, como é "o dia dos estudantes", estes vão poder fazer propostas de programação relacionadas com o desenvolvimento sustentável e, às sextas-feiras, durante a tarde, vão decorrer "ciclos de aulas abertas à cidade" e durante a noite, sessões de cinema.

Para Fátima Vieira, esta aposta da Universidade do Porto na cultura culmina também numa "grande novidade": uma aplicação, intitulada 'Acontece na UP', que vai estar disponível durante este mês, e que contém todos os eventos culturais, desportivos e científicos abertos à comunidade em tempo real.

"Vai ser um bom instrumento para as pessoas perceberem tudo aquilo que se passa na Universidade. Esta aplicação vai servir para a criação de um Campus conceptual", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório