Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Festival Internacional de Guitarra de Amarante inclui concerto no Porto

A edição deste ano do Festival Internacional de Amarante, com início na sexta-feira, inclui pela primeira vez um concerto no Porto, para potenciar o evento e chegar a mais estudantes de música, disse hoje à Lusa a organização.

Festival Internacional de Guitarra de Amarante inclui concerto no Porto
Notícias ao Minuto

22:35 - 25/06/18 por Lusa

Cultura Música

O diretor artístico do evento, Tito Silva, explicou que o "grande sucesso" das três edições anteriores, integralmente realizadas em Amarante, justifica esta aposta no Porto, uma cidade, frisou, que não organiza qualquer festival de guitarra, mas onde há muitos estudantes de guitarra.

O espetáculo no Porto será gratuito e vai acontecer no dia 06 de julho, às 21:30, na Igreja do Carmo, com atuação do guitarrista Joaquim Simões, o primeiro português a vencer em Espanha o Festival Internacional de Guitarra Clássica "Andrés Segovia". Joaquim Simões ganhou também a edição de 2017 do Festival Internacional de Guitarra de Amarante.

Entre os grandes nomes confirmados para esta quarta edição, a organização destaca o guitarrista de origem cubana Marco Tamayo, vencedor de vários festivais internacionais, que atua no domingo, em Amarante.

O francês Gabriel Bianco, no dia 08 de julho, e o português Pedro Rodrigues, no dia 07, são outros nomes sublinhados pelo festival, que vão atuar no auditório do Centro Cultural de Amarante (CCA), com casa cheia.

Os três guitarristas também participarão em 'masterclasses' marcadas para os dias 02, 03 e 04 de julho, momentos sempre muito aguardados pelos participantes, nomeadamente os jovens, assinalou hoje o diretor artístico.

Também por essa altura vão decorrer um estágio e um concerto com a orquestra de guitarras dos alunos do Centro Cultural de Amarante e do Conservatório de Música do Vale do Sousa, sob direção do maestro Augusto Pacheco.

À Lusa, Tito Silva disse prever a participação de cerca de uma centena de pessoas no conjunto dos concorrentes no festival e nas 'masterclasses' incluídas no programa, destacando a participação de estudantes oriundos de várias universidades do centro da Europa, atestando o prestígio que o festival tem vindo a granjear além-fronteiras.

Para o concurso de guitarra clássica, no conjunto das várias categorias, estão inscritos cerca de 60 participantes, a maioria portugueses, mas também de outras nacionalidades.

A abertura do festival vai ser nesta sexta-feira, nos Paços do Concelho, às 18:00, que incluirá um momento musical com o artista João Robim, músico que atuará em concerto, às 21:30, no auditório do CCA.

O encerramento será no domingo, 08 de junho, no mesmo espaço, com um concerto de Gabriel Bianco, momento em que será anunciado o vencedor do concurso, ao qual será atribuído o prémio de 5.000 euros.

A organização do festival é do Centro Cultural de Amarante, com o apoio da autarquia local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório