Meteorologia

  • 18 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 21º

Volkswagen quer aumentar capital disperso em bolsa da Traton

O presidente executivo da Volkswagen afirmou hoje na assembleia-geral anual de acionistas que a Volkswagen, empresa-mãe do grupo Traton (fabricante de camiões), está preparada para aumentar o capital disperso em bolsa ('free float') para atrair investidores.

Volkswagen quer aumentar capital disperso em bolsa da Traton
Notícias ao Minuto

19:58 - 29/05/24 por Lusa

Auto Volkswagen

"O baixo nível do 'free float' da Traton continua a ser um obstáculo para muitos investidores", disse Oliver Blume na assembleia-geral anual virtual da Volkswagen, citado pela agência Bloomberg.

E prosseguiu: "Estamos preparados para aumentar sucessivamente o 'free float' para tornar as ações da Traton atrativas para os investidores".

Em 2019, ano em que o grupo Traton, detido pela Volkswagen, realizou uma Oferta Pública de Venda parcial, o 'free float' do fabricante de camiões, detentor das marcas Scania, MAN, Navistar e Volkswagen Truck & Bus, fixou-se em 10,28%, segundo a Bloomberg.

O aumento do 'free float' da empresa reforçaria a hipótese de a Traton entrar para o MDAX, o índice de ações de empresas da Alemanha de média capitalização negociadas na bolsa de Frankfurt, e de os investidores adquirirem as ações.

A Volkswagen "tem planos para reduzir a sua participação na Traton" para 75% mais uma ação a médio prazo, face aos atuais 89,72%, segundo o gestor.

Ao contrário do ano passado, a assembleia-geral anual de hoje efetuou-se 'online', sendo que os representantes dos acionistas criticam esta decisão.

Há um ano, os ativistas do clima e dos Direitos Humanos perturbaram a reunião da Volkswagen, mas a empresa justificou agora o regresso ao formato 'online' por razões de custos.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório