A autonomia ainda é um dos desafios para os carros elétricos, mas o Lucid Air Grand Touring mostra bem os avanços que têm sido feitos. E até entrou para o Guiness World Records.
O carro americano cumpriu 1.205 km entre St. Moritz (na Suíça) e Munique (na Alemanha) com apenas uma carga da sua bateria. O percurso foi diverso, atravessando os Alpes, estradas secundárias e também autoestradas, com a participação de Umit Sabanci e da sua equipa. O recorde do Guinness anterior era de 1.045 km.
A autonomia WLTP do Lucid Air Grand Touring é de 960 km (superada largamente neste desafio de recorde), apresentando consumos de 13,5 kWh por cada 100 km. Surge com uma bateria de 114 kWh, que pode ser carregada em apenas 16 minutos para cumprir mais 400 km.
O carro, com um ambiente luxuoso por dentro e desempenho de um supercarro, debita 831 cv de potência e pode atingir os 270 km/h, com tração integral. Há espaço para até cinco passageiros. As jantes são de 19 polegadas (Aero Range, Aero Range Stealth), 20 polegadas (Aero Lite, Aero Lite Stealth) ou 21 polegadas (Aero Blade, Aero Sport Stealth).
Há quatro temas de design interior, bancos opcionais com massagem e ventilados, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, aviso de ângulo morto, proteção contra tráfego cruzado à frente e atrás, travão de emergência automático, entre outros sistemas de apoio à condução e de segurança.
Pode ser incluído um tejadilho panorâmico como opção, sendo que em termos de decoração estão disponíveis seis cores metalizadas.
Eric Bach, vice-presidente de produto sénior e engenheiro chefe da Lucid Motors, afirmou: "Este recorde de autonomia representa um marco significativo - é outra demonstração muito clara da vantagem tecnológica que define a Lucid. Os nossos produtos da Lucid combinam eficiência de veículo de classe mundial com as unidades motrizes mais avançadas, arquitetura de alta voltagem e a tecnologia de gestão de bateria disponível hoje, o que permite que um Lucid viaje mais longe com menos energia do que qualquer outro veículo".
Leia Também: Como preservar a bateria de um carro elétrico nos dias quentes de verão