O robotáxi da Tesla irá, em breve, expandir-se. Primeiro, passará a cobrir um território maior em Austin, mas a intenção do proprietário da empresa, Elon Musk, é que o serviço chegue também a San Francisco (Califórnia) nos próximos meses.
Na rede social X (antigo Twitter), o perfil Tesla Owners Silicon Valley perguntou numa publicação de Elon Musk quando é que o robotáxi chegaria à Baía de San Francisco. Ao que o magnata respondeu: "A aguardar aprovações reguladoras, mas provavelmente dentro de um ou dois meses".
No imediato, o robotáxi da Tesla vai fazer a sua primeira expansão na cidade de Austin: "Vai expandir-se para uma zona de serviço maior em Austin este fim de semana", anunciou Elon Musk.
Até ao momento, não terá existido qualquer pedido de aprovação reguladora do robotáxi da Tesla na Califórnia, segundo disseram duas entidades reguladoras estatais citadas pela agência Reuters.
O início dos testes em Austin (Texas) foi marcado por alguns incidentes e infrações de algumas disposições de trânsito - o que levou a Autoridade Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) a exigir esclarecimentos.
Por agora, o serviço é muito limitado, direcionado a um grupo selecionado de convidados. São utilizados cerca de dez Model Y, que apesar de não terem condutor, têm um supervisor humano a bordo. Excluídos estão menores de idade, assim como operações em contextos mais delicados como cruzamentos difíceis ou mau tempo.
De referir que nos Estados Unidos da América, o mercado dos táxis de condução autónoma é dominado pela Waymo. A tecnológica está em forte expansão, operando atualmente em Atlanta, Austin, Los Angeles, Phoenix e San Francisco. Miami e Washington DC são os próximos destinos dos Jaguar I-Pace autónomos do serviço da Alphabet, que em Nova Iorque testam com condutor.
Leia Também: Tesla faz primeira entrega totalmente autónoma de um carro no mundo