Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Automóveis elétricos da GM vão poder usar rede da Tesla em 2024

Os veículos elétricos fabricados pela General Motors vão poder utilizar em grande parte a extensa rede de carregamento da Tesla, a partir do início de 2024, revela hoje um acordo entre ambos os fabricantes automóveis.

Automóveis elétricos da GM vão poder usar rede da Tesla em 2024
Notícias ao Minuto

14:42 - 09/06/23 por Lusa

Auto General Motors

A GM junta-se assim à Ford no que respeita à mudança dos seus veículos elétricos para operarem com cerca dos 12.000 carregadores, dos cerca de 17.000 que possui a Tesla, esclarecem também ambas as multinacionais noutro comunicado divulgado na quinta-feira.

Nele se refere, que ambos os fabricantes de automóveis de Detroit estão a "pressionar" para que seja adotado o "carregador da Tesla, como padrão da indústria".

A presidente executiva da GM, Mary Barra, e o seu homólogo da Tesla, Elon Musk, deram a conhecer este acordo numa conversa no Twitter Spaces.

O assunto surge duas semanas depois de o presidente executivo (CEO) da Ford, Jim Farley, se ter juntado a Elon Musk para anunciar que os veículos elétricos da Ford "teriam acesso a grande parte da rede de carregamento de veículos elétricos da Tesla", a maior dos Estados Unidos.

Farley afirmou também que a Ford iria mudar para o "carregador da Tesla", em vez de optar pelo carregador utilizado pela restante indústria automóvel.

Inicialmente, os proprietários de veículos elétricos da GM e da Ford vão necessitar de um adaptador para se ligarem às estações da Tesla, que têm o seu próprio carregador.

Mas, tanto a GM como a Ford, vão mudar para o "adaptador padrão" de carregamento norte-americano da Tesla, a partir dos novos veículos elétricos produzidos em 2025.

A Tesla tem cerca de 17.000 estações de carregamento super rápidas nos Estados Unidos, sendo que atualmente existem cerca de 54.000 estações de carregamento públicas no país, de acordo com o Departamento de Energia norte-americano, mas a maior parte carregam as baterias elétricas dos automóveis "muito mais lentamente" do que as estações de carregamento da empresa de Alan Musk.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório