Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Em Portugal, metade dos condutores quer um carro híbrido ou elétrico

Estudo levado a cabo pela ACAP denota alguns resultados interessantes.

Em Portugal, metade dos condutores quer um carro híbrido ou elétrico
Notícias ao Minuto

12:23 - 27/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto Mercado

Um em cada dois consumidores afirma que o seu próximo carro será híbrido ou elétrico, de acordo com um estudo apresentado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), esta quinta-feira. Nove em cada 10 estão dispostos a pagar, no máximo, 35 mil euros por uma viatura elétrica e a totalidade dos consumidores incluídos na amostra, por sua vez, está disposta a pagar um acréscimo de preço para poder usufruir de tecnologia adicional (conectividade, condução autónoma e entretenimento).

Os dados, obtidos no âmbito de um inquérito realizado junto dos consumidores nacionais – e elaborado por uma equipa de investigadores do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa –, revelam que a aposta em soluções de mobilidade mais verde e em tecnologia são cada vez mais uma tendência à qual as marcas e concessionários não poderão ficar indiferentes.

Ainda relativamente à tendência de eletrificação, os dados do estudo revelam que o parque automóvel de veículos de passageiros ligeiros deverá, em 2025, ser composto por 12,6 por cento de veículos elétricos e híbridos e por 87,4 por cento de veículos movidos a gasolina e a gasóleo.

Apesar da tendência crescente, e de os veículos híbridos e elétricos representarem mais de 50 por cento das vendas de novos veículos ligeiros de passageiros em 2025, a substituição do parque automóvel far-se-á a um ritmo muito lento. Refira-se, aqui, que as vendas anuais rondam as 200 mil viaturas, mas a dimensão do parque já ultrapassa os 5,2 milhões de viaturas. Neste ponto, é importante focar que a idade média do parque de veículos ligeiros de passageiros, em Portugal, já em 2020 se situava em 12,8 anos, muito acima dos números da média europeia ou da Áustria e Reino Unido (que ronda os oito anos).

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório