Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Aí está o novo Audi urbansphere concept. Veja-o ao pormenor

Um carro desenhado e pensado para a azáfama de grandes cidades.

Notícias ao Minuto

11:31 - 19/04/22 por Notícias ao Minuto

Auto Audi

Depois do skysphere e do grandsphere, a Audi apresentou esta terça-feira o novo concept, o urbansphere. Um carro que, como o nome indica, foi pensado de dentro para fora e com o objetivo de ser útil nas agitadas metrópoles modernas.

O urbansphere concept partilha com os outros dois modelos 'sphere' [esfera] a tecnologia de condução autónoma de nível 4 que a Audi está a desenvolver em conjunto com a CARIAD, unidade de negócio do Grupo Volkswagen para o software. O objetivo é que esta tecnologia possa ser incorporada nos modelos de produção a partir de 2025.

Com 5,51 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e 1,78 metros de altura, este é o maior dos três concept. Em comunicado, a Audi garantiu que este urbansphere pode oferecer serviços digitais quase de forma ilimitada. Exemplos? Pode fazer reservas para o jantar ou até compras online. O urbansphere concept pode também, de forma autónoma, apanhar os seus passageiros em casa, tal como procurar um lugar de estacionamento depois de deixá-los no seu destino, aproveitando também para carregar a bateria durante o tempo de paragem. O futuro está quase aí...

Em termos estéticos, o Audi urbansphere concept apresenta um formato monolítico, onde destacamos a grelha dianteira Singleframe, que muda de cor, um tejadilho curvo, jantes de 24 e um spoiler traseiro superior. Visto de perfil, este modelo tem um efeito em cunha, assim também aperfeiçoando a sua funcionalidade aerodinâmica. Na traseira, tal como na dianteira, as luzes também podem ser alteradas - como pode ver nas imagens acima.

No seu interior, a comodidade é a palavra de ordem. Há espaço para quatro passageiros, sendo que os bancos oferecem posições 'relax' ou 'entertain'. Os encostos podem ser regulados em 60 graus.

Com materiais sustentáveis, o interior do urbansphere concept contém ainda uns óculos de realidade virtual nos encostos de braço das portas laterais que podem ser usadas em juntamente com algumas opções do sistema de infoentretenimento.

Por fim, mas não menos importante, vamos aos números. Equipado com uma bateria de 120 kWh, o Audi urbansphere concept oferece 750 km de autonomia. Tem também dois motores elétricos que oferecem uma potência combinada de 295 kW/395 cv e 690 Nm de binário máximo.

No entanto, a grande novidade é a tecnologia de carregamento de 800 volts. Isto permite carregamentos até 270 kW, o que é o mesmo que dizer que 10 minutos chegam para carregar 300 quilómetros. Em menos de 25 minutos é possível recarregar de 5 a 80%.

Fique então com todas as imagens deste Audi urbansphere concept.

até 270 kW, aproximando os tempos de carregamento dos de um carro com motor de combustão: dez minutos bastam para repor carga suficiente para percorrer mais de 300 quilómetros. Com uma autonomia declarada de até 750 quilómetros, este valor permite já distâncias longas. Em menos de 25 minutos é possível recarregar de 5 a 80% do estado de carga quando usa a potência máxima de carregamento.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório