Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governo de Macau quer redes 4G a funcionar em 2015

Os futuros operadores de serviços de telecomunicações 4G deverão estar a operar no primeiro trimestre de 2015, disse hoje em conferência de imprensa o diretor dos Serviços de Regulação das Telecomunicações, Hoi Chi Leong.

Governo de Macau quer redes 4G a funcionar em 2015
Notícias ao Minuto

11:40 - 16/09/14 por Lusa

Tech Telecomunicações

De acordo com o mesmo responsável, o concurso para a apresentação de propostas para a concessão de uma das quatro licenças disponibilizadas pelo Governo prolonga-se até 18 de novembro, sendo as propostas abertas no dia seguinte.

Depois, acrescentou, há um período de análise das propostas de decisão da atribuição das licenças que, nos primeiros dois anos de concessão, poderá ser acrescida de uma quinta licença a decidir pelo Governo.

As licenças de operação dos serviços 4G, que o Governo diz irão proporcionar "maior velocidade a custos mais baixos por volume de utilização", serão válidas por oito anos e no arranque do serviço terão de garantir uma cobertura de 50% da Região Administrativa Especial, sendo que os restantes 50% terão de ser garantidos até ao início de 2016.

A concessão da licença não tem custos imediatos para os operadores, mas à semelhança dos serviços 3G, os operadores terão de pagar à Administração uma taxa de 5% sobre as receitas brutas arrecadadas, valores que significam "muitas dezenas de milhões de patacas" tendo em consideração os cálculos atuais.

Hoi Chi Leong disse ainda que "não está definido" o tempo em que as duas redes - 3G e 4G - vão coexistir no mercado, dependendo as decisões das opções feitas pelos consumidores.

Esta postura é, na mesma linha, seguida na manutenção dos serviços 2G em Macau que Hoi Chi Leong justifica com o número de turistas e residentes que ainda recorrem a esta tecnologia de telecomunicações e que, por isso, é mantida na Região tendo em consideração as necessidades dos utilizadores.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório