Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Fernando Medina confirmado como candidato a vice de Costa em Lisboa

O candidato socialista à presidência da Câmara de Lisboa, António Costa, confirmou hoje o nome de Fernando Medina como futuro vice-presidente da autarquia e responsável pelas finanças do município, em caso de vitória nas eleições autárquicas de setembro.

Fernando Medina confirmado como candidato a vice de Costa em Lisboa
Notícias ao Minuto

13:46 - 26/07/13 por Lusa

Política Autárquicas

O atual presidente da autarquia apresentou hoje a lista da candidatura “Juntos Fazemos Lisboa” - liderada pelo PS e integrando o movimento “Cidadãos por Lisboa”, a associação “Lisboa É Muita Gente” e independentes – e sublinhou que entre os 17 efetivos, nove candidatos são militantes do PS, quatro do movimento, um da associação e três independentes.

A atual lista “tem elementos de continuidade” – como ele próprio, Manuel Salgado, José Sá Fernandes ou Catarina Vaz Pinto – mas “uma forte renovação e rejuvenescimento”, sublinhou António Costa.

O candidato anunciou também que, em caso de vitória a 29 de setembro, o economista Fernando Medina, deputado do PS, ex-secretário de Estado da Indústria e Desenvolvimento e número dois da lista, será vice-presidente e também o responsável pelas finanças do município.

Em declarações aos jornalistas, Fernando Medina afirmou que o “grande desafio” do mandato a que se candidata é fazer uma “demonstração ainda mais evidente” de que é possível “ter finanças equilibradas – torná-las cada vez mais sólidas –, mas também uma câmara ao serviço do combate à crise, seja através do investimento nas obras essenciais à melhoria da qualidade de vida na cidade, seja no apoio nas áreas sociais”, dando assim, acrescentou, uma “grande lição" ao Governo para a gestão do país”.

Sobre a hipótese de António Costa abandonar a Câmara para se candidatar a eleições legislativas, o candidato afirmou que “os comentários [que se têm ouvido e lido de diversas fontes] são precipitados”, e sublinhou que se prepara para “ser vice-presidente e para ter a responsabilidade do pelouro das finanças”. Confrontado com a mesma pergunta, Costa respondeu com uma gargalhada.

O atual presidente esclareceu ainda que a não recondução da vereadora Maria João Mendes (que encabeça, atrás de Manuel Brito, a lista de suplentes) aconteceu por vontade da própria, e em acordo consigo: “Este é um trabalho muito desgastante, e vimos que era esta a boa forma de assegurar uma renovação e a continuidade. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que foi desenvolvido”, disse.

A lista encabeçada por António Costa e Fernando Medina (ambos do PS) integra ainda Paula Marques (“Cidadãos Por Lisboa”), Manuel Salgado (independente), José Sá Fernandes (“Lisboa É Muita Gente”), Catarina Vaz Pinto (independente), Duarte Cordeiro (PS), João Afonso (“Cidadãos Por Lisboa”), Graça Fonseca (PS), Jorge Máximo (PS), Carlos Manuel Castro (PS), Catarina Albergaria (PS), João Paulo Saraiva (“Cidadãos Por Lisboa”), José Borges (PS), Mariana Vieira da Silva (PS), Rui Franco (“Cidadãos Por Lisboa”) e Nelson de Souza (independente).

A lista “representa a diversidade desta maioria plural, uma grande abertura à cidade” e está organizada “para poder governar a cidade numa lógica participada, de proximidade e orientada para mobilizar a cidade e os recursos do município para combater a crise que atinge a cidade, as famílias e as empresas”, disse António Costa.

Além da candidatura liderada por António Costa, são já conhecidas as candidaturas do PSD/CDS-PP/MPT (Fernando Seara), da CDU (João Ferreira), do BE (João Semedo), do PPM/PND/PPV (Nuno Correia da Silva) e do PCTP/MRPP (Joana Miranda) à presidência da Câmara de Lisboa nas eleições autárquicas de 29 de setembro.

O socialista António Costa lidera a Câmara de Lisboa, que é composta ainda por oito vereadores do PS (três de movimentos independentes), sete da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM e um da CDU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório