Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Debate sobre contratos de associação fez cair máscara da Direita"

Na sua página pessoal do Facebook, o deputado socialista comentou a questão dos contratos de associação das escolas, depois de um dia marcado pelas manifestações dos colégios privados.

"Debate sobre contratos de associação fez cair máscara da Direita"
Notícias ao Minuto

07:42 - 10/05/16 por Inês Esparteiro Araújo

Política Escolas

O debate sobre os contratos de associação fez cair a máscara da direita. PSD e CDS andaram quatro anos a falar de uma mirífica ‘reforma do Estado’ que não foi feita.” É assim que Tiago Barbosa Ribeiro inicia um comentário na sua página do Facebook, num momento em que se assiste a um aceso debate sobre a questão do Estado continuar ou não a financiar alguns colégios privados.

Opondo-se à possibilidade de o Estado continuar a dar dinheiro a estas escolas, o deputado socialista constatou: “Insistiram nas ‘gorduras’ e apenas cortaram salários, pensões e prestações sociais. (…) Perante a evidência de que estamos todos a pagar escolas privadas onde existem escolas públicas (…) a direita ‘liberal passa a defender a duplicação dos recursos para manter a subsidiação de escolas privadas.”

Numa nova afirmação sobre o facto de a chamada “Direita” querer continuar com estes contratos, Barbosa Ribeiro ainda questionou: “O país assiste a este debate e não se vai esquecer que PSD e CDS estão do lado do esbanjamento de recursos (…) Há melhor definição de radicalismo?”

De lembrar que esta segunda-feira várias escolas privadas entregaram em carrinhos de mão cartas ao Estado, pedindo ao Governo que anule o despacho em que foi definido que só serão financiadas as escolas em zonas onde não existem escolas privadas.

Caso exista oferta pública numa zona em que também existe oferta privada, as turmas atuais vão ser financiadas apenas até que os alunos acabem o ciclo de ensino que estão a frequentar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório