Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Verdes propõem reforço e alargamento da licença parental

O novo projeto de lei do PEV quer licenças alargadas para permitir a amamentação de acordo com as recomendações da OMS.

Verdes propõem reforço e alargamento da licença parental
Notícias ao Minuto

20:15 - 04/05/16 por Carolina Rico

Política Projeto de lei

Os Verdes entregaram hoje no Parlamento um projeto de lei que propõe o alargamento da licença parental para 180 dias (seis meses) para a mãe e licença de 60 dias para o pai.

Pede-se ainda uma licença alargada ao tempo de internamento para os nascimentos prematuros e a redução de duas horas diárias de trabalho para acompanhamento à criança, independentemente de esta estar a ser amamentada ou aleitada, revela um comunicado enviado às redações.

O objetivo é não só contribuir para incentivar a natalidade como também “garantir o bem-estar das crianças com repercussões a curto, médio e longo prazo”, pode ler-se no documento.

O alargar da licença a seis meses para as mães prende-se com uma diretiva da Organização Mundial de Saúde, que aconselha que a alimentação das crianças, nos primeiros seis meses de vida, seja feita exclusivamente à base da amamentação.

“O Estado tem, pois, obrigação de garantir que a nossa sociedade se organiza, designadamente ao nível laboral, de modo a permitir essa prerrogativa”, considera o PEV.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório