Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Albuquerque tem "falta de imaginação" nos cortes

O candidato presidencial Henrique Neto acusou hoje a ministra das Finanças de "falta de imaginação" quanto aos cortes que o Governo quer aplicar nas pensões, defendendo que o financiamento de 600 milhões de euros pode passar pela energia.

Albuquerque tem "falta de imaginação" nos cortes
Notícias ao Minuto

14:39 - 28/05/15 por Lusa

Política Henrique Neto

"Não pensou, por exemplo, nas rendas excessivas da energia, não pensou no pagamento principesco do setor da energia eólica que está a receber", afirmou hoje Henrique Neto durante uma conferência de imprensa em Lisboa.

Questionado pelos jornalistas acerca da reforma do sistema de pensões com a qual o Governo prevê uma poupança de 600 milhões de euros, o candidato à Presidência da República afirmou que o facto de a ministra das Finanças não encontrar "nenhuma alternativa [de financiamento] que não fosse o trabalho" demonstra "uma grande falta de imaginação".

Henrique Neto fez hoje, na sua sede em Lisboa, o balanço da candidatura que apresentou a 25 de março, tendo afirmado que o país precisa de alternativas mas que "não caem do céu, exigem trabalho e audácia porque os interesses instalados são muitos e muito fortes".

O candidato presidencial reuniu-se com os partidos políticos nos últimos meses, à exceção do CDS, encontros nos quais Henrique Neto referiu que não ouviu "nada de novo".

O empresário da Marinha Grande chamou ainda a atenção dos portugueses para a necessidade de "um escrutínio muito rigoroso sobre os programas eleitorais" que os partidos vão apresentando, anunciando que vai confrontar os partidos com as questões que considere mais importantes para o futuro e que não veja contempladas nestes documentos.

Henrique Neto afirmou ainda que irá intervir durante a campanha para as eleições legislativas, e sublinhou que se for eleito Presidente da República, será "intransigente com qualquer Governo que se esqueça das promessas eleitorais".

Questionado quanto ao projeto de programa eleitoral que o Partido Socialista apresentou, o candidato a Belém disse esperar que haja "um verdadeiro desejo de levar à prática muitas coisas boas", ressalvando que "continuam certos vícios dos partidos em geral e do Partido Socialista em particular".

Henrique Neto aproveitou ainda para defender que "Portugal precisa de aumentar as exportações, dos atuais 40% do PIB para pelo menos 60%" e criticou o Governo por não haver "uma estratégia para aquilo que deve ser público ou privado".

"Os Governos fazem privatizações um pouco 'à peça' e de acordo com as circunstâncias do momento e não há uma estratégia do que deve ser privado, o que deve ser público, o que é estratégico para o desenvolvimento do país", declarou.

O candidato à Presidência da República afirmou ainda não ser "normal que num país democrático, europeu, os governantes não sejam obrigados a explicar aos portugueses as razões das decisões" que tomam.

"Isso apenas acontece porque eles sabem que têm no bolso os deputados na nação, sabem que têm no bolso muitas das instituições que criaram dependências, nomeadamente económicas e financeiras, muitas até instituições da sociedade que hoje estão endividadas e dependem dos Governos", concluiu Henrique Neto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório