Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Santana diz preencher 'requisitos de Cavaco' para lhe suceder

O presidente da República lançou o seu nono ‘Roteiro’ onde elege os requisitos que devem ser reunidos por quem lhe deve suceder. Santana Lopes acha que se enquadra no perfil traçado.

Santana diz preencher 'requisitos de Cavaco' para lhe suceder
Notícias ao Minuto

11:51 - 09/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Presidenciais

A corrida a Belém tem visto surgir e desaparecer nomes de ilustres personalidades. Pedro Santana Lopes, porém, foi um dos primeiros a dar o tiro de partida nesta corrida.

Numa altura em que Cavaco Silva parece estar a preparar as malas para abandonar o Palácio de Belém, traçando um perfil que considera o necessário para o seu sucessor, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dá mais um passo em frente para se pôr na frente da linha de sucessão.

Em declarações à Renascença, o antigo chefe do Governo defende que, "pelas funções de primeiro-ministro e outras" que ocupou, como, por exemplo, "secretário de Estado da Cultura", é um nome a considerar na corrida a Belém.

Porém, instado a comentar o perfil desenhado por Cavaco, o atual provedor da Santa Casa, diz considerar caricato que o Presidente tenha excluído, com a característica apontada, "o seu conselheiro de Estado Marcelo Rebelo de Sousa, por si nomeado", mas também "Rui Rio, Sampaio da Nóvoa e Carvalho da Silva".

Com este ponto em vista, Santana Lopes elege os concorrentes que gostaria de enfrentar nas eleições do próximo ano, não tendo dúvidas em apontar “António Guterres e António Vitorino” como personalidades que se enquadram no referido pelo Presidente da República, pondo de fora da corrida Durão Barroso que autoexcluiu a possibilidade de se candidatar.

Relembre-se que Cavaco Silva lança esta segunda-feira o seu nono ‘Roteiro’, no qual defende que o domínio da política externa é fundamental para quem quiser ocupar a sua cadeira no Palácio de Belém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório