Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PCP confronta Governo sobre empobrecimento

O grupo parlamentar comunista agendou um debate para hoje na Assembleia da República para interpelar o Governo sobre formas de "combate ao empobrecimento" e exigir "uma política alternativa de justiça na distribuição de rendimentos".

PCP confronta Governo sobre empobrecimento
Notícias ao Minuto

06:13 - 18/12/14 por Lusa

Política Oposição

Na recente discussão do Orçamento do Estado para 2015, os deputados comunistas apresentaram numerosas propostas para a "valorização efetiva de salários e pensões", "aumento da tributação sobre os rendimentos do grande capital" e "defesa e recuperação dos serviços públicos e funções sociais do Estado".

Já o executivo da maioria PSD/CDS-PP, que tem louvado o progresso de dados estatísticos sobre desemprego e crescimento económico, tem como "trunfos" o aumento do salário mínimo nacional para 505 euros, após acordo com confederações patronais e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), bem como o descongelamento das pensões mínimas, além da devolução gradual dos cortes salariais efetuados, ao ritmo de 20% ao ano.

O PCP avançou até ao momento com iniciativas de reforma fiscal ao nível do IRS, IVA, IRC e IMI e a ideia de criar novos impostos sobre transações financeiras, património mobiliário e bens considerados de luxo.

Dez escalões no IRS, eliminação da sobretaxa extraordinária e novas taxas de 50% a 75% para rendimentos coletáveis entre os 105 e os 500 mil euros fizeram parte das propostas comunistas. A redução do IVA de 23 para 21%, a introdução de um cabaz de bens essenciais taxados a 6% (eletricidade e gás incluídos) e o regresso dos 13% na restauração foram outras.

A discussão de hoje no parlamento terá uma duração total prevista de duas horas e um quarto, com os comunistas a abrir, antes do executivo - 10 minutos cada. O Governo e os seis grupos parlamentares vão gerir depois os respetivos tempos e, finalmente, pela mesma ordem do início, o encerramento caberá ao PCP e a um membro do elenco governativo - seis minutos cada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório