Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

António Strecht Monteiro condenado por violência doméstica

António Strecht Monteiro, figura associada ao caso do "fax de Macau", foi condenado no Tribunal de Santa Maria da Feira a três anos de prisão, com pena suspensa, por maltratar a sua ex-companheira, disse hoje fonte judicial.

António Strecht Monteiro condenado por violência doméstica
Notícias ao Minuto

11:48 - 04/05/16 por Lusa

País Sta Maria da Feira

A sentença foi lida na passada terça-feira e a defesa tem agora 30 dias para apresentar recurso da condenação.

O arguido foi condenado a dois anos e nove meses por um crime de violência doméstica, e um ano e meio, por um crime de detenção de arma proibida.

Em cúmulo jurídico, foi-lhe aplicada uma pena única de três anos de prisão, suspensa na sua execução por igual período.

Além da pena de prisão, António Strecht Monteiro foi condenado na pena acessória de proibição de contactos com a vítima e de uso de porte de arma, pelo mesmo período.

As armas de fogo e as munições apreendidas na casa do arguido foram declaradas perdidas a favor do Estado.

O arguido, de 71 anos, estava acusado de perturbar reiteradamente, no seu sentimento de segurança e liberdade de determinação, a ex-companheira, com quem viveu em união de facto, durante cerca de 15 anos.

Segundo o Ministério Público (MP), Strecht Monteiro "atuou com a intenção de atormentar e maltratar física e psiquicamente a ex-companheira, tanto em privado, como diante de terceiros, de forma sistemática, mediante ofensa da sua saúde mental, emocional e moral, de maneira incompatível com a dignidade da pessoa humana".

O MP diz que a vítima "ficou desequilibrada psicologicamente" e vive, desde 1996, numa aflição e pavor constantes, receando pela sua integridade física e até pela vida e pela vida profissional da sua filha.

Durante uma busca à casa do arguido, em Santa Maria da Feira, a PSP apreendeu quatro armas de fogo, duas pistolas de defesa e duas espingardas de caça, além de centenas de munições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório