Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

"Salários indevidamente retirados têm de ser repostos em 2016"

Esta é uma das exigências que compõem a política reivindicativa da CGTP, apresentada esta tarde.

"Salários indevidamente retirados têm de ser repostos em 2016"
Notícias ao Minuto

19:15 - 02/09/15 por Patrícia Martins Carvalho

País CGTP

Arménio Carlos apresentou, esta quarta-feira, aquela que será a política reivindicativa para o próximo ano. Nesta senda, o secretário-geral da CGTP assegurou que o “aumento do salário mínimo tem de ser e vai ser uma batalha que a CGTP reafirmará como elemento estratégico da sua intervenção sindical”.

E mais. Arménio Carlos defendeu que “os salários que foram indevidamente retirados aos trabalhadores têm que ser repostos e já no início de 2016”.

No que à política fiscal diz respeito, o sindicalista defendeu medidas como a “revogação da sobretaxa do IRS, o alargamento dos escalões para assegurar a progressividade deste imposto e também a possibilidade de aumento da coleta para as despesas que as famílias têm com saúde, educação e habitação”.

Relativamente ao emprego, Arménio Carlos lembrou que é “fundamental que o princípio constitucional do direito ao pleno emprego e ao acesso a um trabalho com direitos seja assegurado”.

Por isso, explicou, são necessárias “medidas de fundo” que passam pela “revogação de um conjunto de normas gravosas da legislação laboral que precisam de ser ultrapassadas”.

“Estamos a falar de medidas que se traduziram em menos dias de férias, em menos dias de feriados, na facilitação do despedimento e na diminuição das indemnizações”, apontou, sublinhando que “é preciso combater a precariedade e esta ideia de que pode haver trabalho com vínculos precários”.

Em jeito de conclusão, Arménio Carlos defendeu que o “futuro do país não passa por esta via, mas pela via da valorização do trabalho e da dignificação dos trabalhadores”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório