Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Movimento de Utentes faz balanço negativo de reforma nos tribunais

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) considera que "dificilmente poderia ser mais negativo" o balanço da reorganização do sistema judiciário, na véspera de se assinalar um ano da sua entrada em vigor.

Movimento de Utentes faz balanço negativo de reforma nos tribunais
Notícias ao Minuto

17:54 - 31/08/15 por Lusa

País MUSP

"Decorrido que está este primeiro ano, o balanço dificilmente poderia ser mais negativo, devido às dificuldades impostas a quem tem de recorrer aos serviços de justiça", lê-se num comunicado do movimento.

Maiores distâncias a percorrer, um sistema informático (Citius) que, pelos dados disponíveis, não permitiu reduzir o número de processos pendentes, falta de funcionários, falta de salas de audiência são, segundo o MUSP, "um retrato de um país cujo sistema de justiça cada vez se afasta mais dos utentes" e onde a "face mais visível" da reforma foi o "encerramento de perto de meia centena de tribunais", sobretudo no interior.

O MUSP mostra-se ainda preocupado por, decorrido um ano da reorganização judiciária, existirem juízes "que têm perto de 30.000 processos", citando o caso da secção de execuções de Lisboa.

"Obviamente que é impossível ter qualquer confiança no sistema judicial com números desta grandeza", acrescenta, lembrando que, associado ao "muito tempo" que os processos levam a ser decididos, "a cada vez maior distância física entre os utentes e os tribunais também leva a que as famílias de menores recursos financeiros fiquem afastadas da justiça".

Entre os problemas que continuam a afetar o sistema judicial, o refere a existência de tribunais em que o número de salas é insuficiente para o número de juízes e a "desoladora" falta de funcionários judiciais.

No que respeita ao portal Citius, a plataforma informática dos tribunais, o MUSP lamenta que, quase um ano após o seu colapso, ainda não haja qualquer indicação do que se passou, nem haja uma assunção de responsabilidades politícas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório