Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Melhores notas no secundário, mais candidatos ao superior

Há mais candidatos a licenciaturas, fruto da melhoria nas notas dos exames.

Melhores notas no secundário, mais candidatos ao superior
Notícias ao Minuto

08:35 - 05/08/15 por Notícias ao Minuto

País Ensino Superior

A primeira fase do concurso de acesso às ensino superior ainda não acabou, mas os resultados já são visivelmente melhores do que no ano passado.

Segundo dados da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), apurados pelo Público, já foram contabilizadas 40.407 mil candidaturas, mais 8.926 do que em igual período do ano passado, o que se traduz num aumento de 11% de inscrições ao ensino superior em comparação a 2014.

“O que está a acontecer parece-me ser efeito de um maior sucesso no ensino secundário”, explicou Paulo Peixoto, do Observatório das Políticas de Educação e Formação, em declarações ao Público.

Os especialistas suportam esta tese, mas referem que o aumento de candidaturas pode também ser fruto de uma recuperação económica e de uma maior confiança das famílias no ensino superior.

De referir ainda que a duração do concurso deste ano é quatro dias mais curta do que a do ano passado. No entanto, a quatro dias do final do prazo da 1ª fase do ano passado havia menos 4.351 candidaturas, o que representa um crescimento de 10,7%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório