Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Risco muito elevado em 17 concelhos de Portugal Continental

Dezassete concelhos dos distritos de Viseu, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Guarda apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Risco muito elevado em 17 concelhos de Portugal Continental
Notícias ao Minuto

06:48 - 03/08/15 por Lusa

País Incêndios

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Vila Nova de Paiva (Viseu), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Aguiar da Beira (Guarda), Gavião (Portalegre), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Mação (Santarém), Oleiros (Castelo Branco) Pampilhosa da Serra, Gois, Arganil (Coimbra) e Pedrógão Grande (Leiria).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O restante mapa de Portugal continental encontra-se 'pintado" a vermelho, laranja e amarelo, e algumas zonas a verde, mediante o risco de incêndio, sendo o vermelho correspondente a risco de incêndio muito elevado, laranja elevado e amarelo a moderado.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 256 incêndios que foram combatidos por 5.733 operacionais, com o apoio de 1.450 meios terrestres e 119 aéreos.

No que diz respeito ao estado do tempo para hoje, o IPMA prevê para as regiões do norte e centro, períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas regiões do interior até ao final da manhã. O vento tende a soprar fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado nas terras altas a partir do início da tarde.

Pequena descida da temperatura mínima na região Norte, e pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Norte.

Para sul, o IPMA prevê céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da tarde.

Possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Algarve e Baixo Alentejo até meio da tarde.

Já o vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, sendo temporariamente do quadrante sul no sotavento algarvio e interior do Baixo Alentejo, tornando-se moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas a partir do início da tarde.

Prevê-se também para as regiões a sul do país uma pequena subida da temperatura mínima e uma pequena descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 19 e 29 graus Celsius, no Porto entre 13 e 24, em Bragança entre 13 e 33, em Viseu entre 14 e 30, em Coimbra 13 e 28, na Guarda 16 e 30, em Castelo Branco 12 e 25, Portalegre entre 22 e 34, Évora 17 e 35, Beja entre 19 e 34, em Faro 22 e 26, em Santarém entre 16 e 31, no Funchal entre 20 e 26, em Ponta Delgada entre 20 e 25, em Angra do Heroísmo entre 20 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 25.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório