Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Serviço Social está em crise mas "não fecha portas" a ninguém

No dia em que se assinala do Dia Mundial do Serviço Social, a presidente da Associação de Profissionais analisa a crise que se vive na profissão.

Serviço Social está em crise mas "não fecha portas" a ninguém
Notícias ao Minuto

10:00 - 17/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Apoio

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Serviço Social. Em plena crise, o país aumentou o número de casos a que é necessário dar resposta, mas diminuiu o número de profissionais disponíveis para ajudar.

Em declarações à Rádio Renascença, a presidente da Associação de Profissionais de Serviço Social, Fernanda Rodrigues, revela que o setor está a ser afetado por esta situação, pois “a enorme contenção na contratação de profissionais, impediu o sector de repor o número de saídas, e está a afetar a qualidade da reposta aos problemas sociais”.

A fraca qualidade dos técnicos também é referenciada. Fernanda Rodrigues revela que existem “profissionais que chegam a ter 250 a 300 casos nas mãos” e que, por isso, “a qualidade do serviço prestado pode ficar em causa”. No entanto, como não há mais ninguém, não se lhes fecha a porta, não podem fechar”, defende, até porque “o adiamento de uma resposta […] implica também que os custos da sua resolução em tempo posterior fiquem muito mais dispendiosos”.

A solução, defende, poderia passar por “uma reposição [dos cerca de 30% dos profissionais dispensados com a crise] de alguma coisa equivalente poderia significar um desafogo relativamente às condições em que se trabalha”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório