Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 19º

PS alerta para falta de médicos de família

Os deputados do PS eleitos por Viseu querem que o Governo esclareça quantos médicos vão ser contratados para o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, onde estimam que 30 mil utentes estejam sem médico de família.

PS alerta para falta de médicos de família
Notícias ao Minuto

13:05 - 18/02/15 por Lusa

País Dão Lafões

No documento dirigido ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, os deputados socialistas pedem que se quantifique exatamente quantos utentes estão sem médico de família, por concelho, no ACES Dão Lafões.

"Dos concursos que estão a decorrer quantos médicos irão ser afetados a cada um dos concelhos do ACES Dão Lafões para fazer face a esses utentes sem médico de família?", perguntam.

José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais questionam, também, qual é a estratégia do Governo para suprir as necessidades existentes ao nível de enfermeiros.

Na opinião dos deputados socialistas, esta é "uma situação muito grave", que "exige uma resposta rápida" que venha repor os níveis de médicos de família adequados às necessidades da região do ACES Dão Lafões.

"A continuar assim, é incompatível com um serviço nacional de saúde qualificado e acrescenta problemas às respostas prestadas nos cuidados hospitalares", sustentam.

Ao longo da sua exposição, realçam que do número de utentes sem médico de família no ACES Dão Lafões, "superior a trinta mil utentes", cerca de metade são do concelho de Viseu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório