Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Corte nos preços anula entrada de fármacos inovadores aos hospitais

O corte do Governo nos preços a pagar pelos medicamentos inovadores tem feito com que muito destes fármacos não cheguem aos utentes e, por vezes, nem sequer a Portugal. O Governo diz que é preciso negociar o preço, mas os laboratórios dizem que não podem baixar mais, relata o Diário de Notícias (DN).

Corte nos preços anula entrada de fármacos inovadores aos hospitais
Notícias ao Minuto

07:53 - 20/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Fármacos

O Governo não quer colocar em risco o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e por isso defende um ajuste nos preços dos medicamentos inovadores. Segundo o Diário de Notícias (DN), a tutela quer preços mais baixos para comprar os fármacos mas os laboratórios garantem estar já a vender a valores que ultrapassam os mínimos.

Esta ‘guerra’ de preços faz com que alguns destes medicamentos não cheguem aos utentes dos hospitais e, por vezes, nem sequer aterrem em Portugal.

“Portugal está atrasado cinco anos em relação ao Norte da Europa e aos Estados Unidos. Nem todos os medicamentos que aí são lançados cá chegam. Já tivemos de retirar do mercado nacional produtos em que os preços chegam aos dos custos de produção”, disse ao DN o director d uma grande farmacêutica internacional que preferiu manter o anonimato.

As farmacêuticas queixam-se ainda de um elevado atraso na aprovação destes medicamentos que tem feito com que o tempo de espera seja de 284 dias, quando o prazo legal é de 70.

Em causa, destaca a publicação, estão terapias para cancros da mama e do pulmão, para a esclerose múltipla, Parkinson e Hepatite C.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório