Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Hospital Santa Maria não tem dinheiro para medicamentos

O hospital de Santa Maria, em Lisboa, está sem dinheiro para pagar medicamentos e material clínico, avança este sábado o Expresso.

Hospital Santa Maria não tem dinheiro para medicamentos
Notícias ao Minuto

12:06 - 08/12/12 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

O hospital de Santa Maria, em Lisboa, já esgotou a verba dada pelo Ministério da Saúde (290 milhões de euros) para o ano de 2012. Desde o mês de Outubro, o hospital só tem dinheiro para pagar salários e para despesas com a luz, água e comida, escreve hoje o semanário Expresso.

“Tivemos uma redução drástica no orçamento e desde Novembro estamos a funcionar sem financiamento”, explicou Correia da Cunha, presidente do Centro Hospitalar Lisboa Norte, acrescentando que só têm “garantido salários e os contratos de electricidade, água ou hotelaria”.

O responsável revelou ainda que o hospital tem tido “a necessidade de fazer rateio de medicamentos em algumas áreas para poder responder a todos os doentes”.

Correia da Cunha explicou que o problema não é de má gestão, mas sim de subfinanciamento e de erros de cálculo. “Este ano o nosso orçamento foi reduzido em 56 milhões de euros com o pressuposto de que a actividade iria diminuir 20 a 30% com a abertura do hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e isso não se verificou”.

O hospital não chegou a uma situação de ruptura porque a tutela permitiu à administração “fazer novos contratos sem desrespeitar a lei dos compromissos” que, recorde-se, impede às empresas públicas criar dívidas por mais de 90 dias.

Apesar das dificuldades e da necessidade de racionalizar medicamentos e material clínico, o médico garante: “Não dou cobertura a situações em que o doente não é tratado de forma adequada”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório