Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

II Guerra Mundial separou-os. Relação é reatada 70 anos depois

Internet permitiu o reencontro de um casal separado pela força das armas.

Notícias ao Minuto

22:40 - 11/02/16 por João Oliveira

Mundo Austrália

Foi em 1944 que Norwood Thomas e Joyce Morris se conheceram. O mundo vivia ‘refém’ de todo o medo causado pela Segunda Guerra Mundial que decorria naquela altura. Mesmo entre estrondos e marchas, a australiana e o norte-americano apaixonaram-se durante o tempo que passaram em Londres.

A força das armas falou mais alto e a separação foi inevitável. Noorwood foi destacado para combater no Dia D e não teve outra opção senão deixar Joyce em solo britânico.

De regresso aos Estados Unidos, Norwood voltou a contactar Joyce. Escreveu-lhe uma carta onde pedia para que ela viajasse até ele para, juntos, fazerem “da sua casa um lar”, cita o Guardian. No entanto, a proposta foi mal interpretada e Joyce julgou que Norwood já era uma homem casado e que o pedido antecedia um abandono da família que já haveria criado.

Destino ou não, acontece que aquela que até à data tinha sido a mulher de Norwood acabara por falecer. Isto há dez anos. Quanto a Joyce, tinha posto fim a uma relação de trinta anos com um divórcio.

Foi através de uma rotineira visita ao mundo cibernauta que Joyce descobriu um artigo relativo a um paraquedista que tinha participado no Dia D, na Normandia. Era Norwood. Seguiu-se um pedido de ajuda para tentar localizar o ex-amante na internet. O Skype fez o resto.

A história tornou-se pública e criou-se uma campanha de crowdfunding para amealhar o suficiente para garantir a Norwood e ao filho um bilhete de avião para a Austrália, onde iria encontrar Joyce.

“Ainda estás de pé”, foi a primeira frase do reencontro, proferida por Joyce.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório