Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Vaga de frio faz vítimas entre migrantes na Bulgária

Duas mulheres que integravam um grupo de migrantes clandestinos morreram de frio no sábado à noite, no sudeste da Bulgária, junto à fronteira com a Turquia, e os companheiros de viagem foram hospitalizados, dos quais dois com ferimentos graves.

Vaga de frio faz vítimas entre migrantes na Bulgária
Notícias ao Minuto

10:26 - 07/02/16 por Lusa

Mundo Mau tempo

Segundo o ministro do Interior, Rumyana Batchvarova , citado pela Agência France Presse (AFP), as vítimas mortais foram transportadas, em braços, pelos guardas da fronteira, que tentaram aquecê-las, sem sucesso".

Uma das vítimas tinha entre 14 e 16 anos e a outra entre 30 e 40 anos, segundo um comunicado do ministério do Interior.

As duas mulheres integravam um grupo de 19 migrantes clandestinos que a polícia descobriu na região montanhosa de Malko Tarnovo, desconhecendo-se ainda a sua nacionalidade.

Entre os sobreviventes estão 11 crianças, entre os quatro e os 16 anos, que foram hospitalizados com queimaduras, e outros dois adultos encontram-se nos cuidados intensivos, explicou um porta-voz do hospital.

Cerca de 30.000 migrantes, sobretudo refugiados da Síria, Iraque e do Afeganistão, deram entrada na Bulgária em 2015, enquanto muitos outros tentam atravessar ilegalmente o país.

Ainda assim, apesar de ser membro da União Europeia, a Bulgária não pertence ao espaço Schengen, estando à margem do grande fluxo de migração para a Europa Ocidental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório