Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Syriza aprova realização de congresso do partido em setembro

O comité central do Syriza, partido no poder na Grécia, votou hoje a favor da realização de um congresso extraordinário, em setembro, para definir uma posição comum em relação ao acordo com os credores.

Syriza aprova realização de congresso do partido em setembro
Notícias ao Minuto

23:10 - 30/07/15 por Lusa

Mundo Grécia

Segundo fontes próximas do partido, a proposta foi apresentada pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, que também dirige o partido de esquerda radical.

A proposta terá sido feita na abertura da reunião do comité central, hoje de manhã, durante a qual alguns membros se manifestaram contra o acordo assinado pelo Governo no passado dia 13 com os credores relativo a um novo empréstimo à Grécia em troca de medidas de austeridade.

A proposta de realização de um congresso em setembro foi debatida durante mais de 12 horas e mostrou a profunda divisão que existe no partido.

A realização do congresso em setembro, depois das negociações com os credores, foi aprovada por uma maioria clara de 200 membros do comité central.

Uma minoria apoiou a proposta da corrente mais radical, chamada Plataforma de Esquerda, que pediu a realização imediata de um congresso para decidir se o governo deve continuar as negociações com os credores ou suspendê-las.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório