Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente do Egito visita Sinai depois de ataques jihadistas

O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, fez hoje uma visita não anunciada à península do Sinai, onde nos últimos dias dezenas de soldados egípcios foram mortos em ataques reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Presidente do Egito visita Sinai depois de ataques jihadistas
Notícias ao Minuto

13:55 - 04/07/15 por Lusa

Mundo Fattah al-Sissi

"O presidente está a passar revista às forças militares e policiais no norte do Sinai", informou a presidência num comunicado.

"Vim para saudar os heróis das Forças Armadas e para lhes manifestar o meu reconhecimento", disse al-Sissi, citado por um porta-voz militar.

O Egito lançou na quarta-feira uma operação aérea depois de um ataque contra a localidade de Sheikh Zuweid, no norte do Sinai, reivindicado pelo ramo egípcio do Estado Islâmico e que fez dezenas de mortos.

Segundo o exército, 17 soldados e 100 combatentes do grupo extremista morreram, mas segundo fontes médicas e da segurança, o balanço é de pelo menos 70 mortos, na sua maioria militares.

"Ainda estamos a recuperar cadáveres de terroristas do mais recente ataque", disse Sissi, segundo o porta-voz.

As forças militares e policiais egípcias têm sido alvo de repetidos ataques desde que al-Sissi, ex-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, liderou a deposição do presidente islamita Mohamed Morsi, em julho de 2013.

Os jihadistas alegam que os ataques são uma retaliação pela vaga de repressão dos islamitas lançada pelas autoridades após a deposição de Morsi.

A maioria dos ataques é reivindicada por um grupo que se intitula 'Província do Sinai', anteriormente conhecido como Ansar Beit al-Maqdis e que em novembro mudou de nome depois de jurar lealdade ao Estado Islâmico.

O grupo reivindicou por outro lado hoje o lançamento a partir da península egípcia de três mísseis Grad contra Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório