Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

Exército nigeriano anuncia ter matado dezenas de rebeldes

O exército nigeriano revelou hoje que matou dezenas de insurgentes do Boko Haram e libertou 20 reféns durante uma operação na floresta de Sambisa, uma das bases dos islamitas naquele país africano.

Exército nigeriano anuncia ter matado dezenas de rebeldes
Notícias ao Minuto

17:09 - 23/05/15 por Lusa

Mundo Operação

"Apesar dos múltiplos encontros com um grande número de minas terrestres que ainda estão colocadas na floresta de Sambisa, as tropas conseguiram avançar e mataram dezenas de terroristas na operação de ataque às suas bases conduzida na sexta-feira", anunciou em comunicado o Ministério da Defesa da Nigéria, citado pela agência de notícias francesa (AFP).

A mesma fonte avançou que um total de 20 mulheres e crianças foram resgatadas no final da operação de sexta-feira, na floresta localizada no noroeste da Nigéria.

Um soldado das forças nigerianas morreu durante o assalto ao reduto dos rebeldes e há registo de dez feridos entre os militares.

A AFP salientou que não foi possível verificar a veracidade destas informações junto de fonte independente, sublinhando que os números fornecidos pelo Ministério da Defesa nigeriano nem sempre são coincidentes com os relatos de testemunhas aos meios de comunicação social.

Certo é que a Nigéria tem vindo a reportar uma série de operações bem sucedidas contra os insurgentes ao longo das últimas semanas.

Mais de 700 reféns, sobretudo mulheres e crianças, terão sido libertados durante os assaltos do exército nigeriano às bases dos terroristas no floresta de Sambisa, que tem sido a base do Boko Haram durante vários anos.

A Amnistia Internacional aponta para que os extremistas tenham raptado mais de duas mil mulheres e crianças desde o início de 2014.

As últimas ofensivas dos militares nigerianos têm contado com o apoio de tropas de alguns países vizinhos, como o Chade, os Camarões e o Níger.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório